Cabo Verde registou uma diminuição de 1,7% de preços dos produtos importados em 2019

De acordo com o relatório recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE-CV), o índice de preço da importação registado em Dezembro de do ano transato situou-se em 104,2 tendo conhecido um decréscimo de 1,7%, relativamente ao mês anterior.

A mesma fonte aponta que os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 2,0% e 0,9% respetivamente, face ao mês anterior. A diminuição dos preços ocorreu em todas as categorias de grupos: “Bens de Consumo” (-0,8%) justifica-se com a descida dos preços de “produtos alimentares primários” (-1,0%), “Bens Intermédios” (-5,8%), justifica-se, essencialmente, com a descida dos preços de “outros produtos primários” (-37,7%) e “Bens de capital” (-0,2%) justificada pela subida de preços de “máquinas” (-0,4%) e “Combustíveis” (-0,8%), justifica-se com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-0,8%).

Em termos homólogos, o índice de preço da importação diminuiu 4,4%, relativamente ao mês de Dezembro de 2018. Comparativamente ao mesmo período, os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 3,1% e o 7,9% respetivamente.

Índices de Preços da Exportação

No mês de Dezembro de 2019, o índice de preço nas exportações situou-se em 101,2 correspondendo a um acréscimo de 0,2%, face ao mês anterior. Os O índices, subjacente na exportação verificou um acréscimo de 0,1% e o volátil diminuiu 0,1% face ao mês anterior.

Em Termos homólogos, pode-se salientar que em Dezembro de 2019, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em -5,5%. Comparativamente ao mês de Dezembro de 2018, os índices subjacente e volátil na exportação verificaram decréscimos de 5,8% e 5,2% respetivamente.

Índices de Termos de Troca

No mês de Dezembro de 2019, registou-se um aumento de 1,8% nos índices de termos de troca, comparativamente ao mês anterior. Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 97,0 com uma taxa de variação homóloga negativa de 1,3%, refere o INE.


Categoria:Noticias