Santiago: Câmara de Santa Cruz entrega duas embarcações num investimento de sete mil contos

A iniciativa enquadra-se no âmbito do Dia Nacional do Pescador, assinalado no passado dia 05 de Fevereiro sob o lema “Celebrar o mar, valorizar o pescador”, cujo município acolheu o acto central a nível da ilha de Santiago.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, informou que cada embarcação orçada em 3.500 contos vai empregar dez jovens, prevendo que com mais duas a serem entregues nos “próximos dias”estarão a empregar 40, e ainda beneficiando indirectamente mais dez mulheres chefes de família.

É que, conforme o autarca, com este projecto de 14 mil contos desenvolvido em parceria com o Governo estarão a garantir rendimento a 50 jovens, tendo em conta, que, segundo ele, o desemprego é um desafio “nobre” a ser combatido nesse concelho.

Durante a entrevista, Carlos Silva reiterou que a sua equipa vê o sector da pesca como alternativa à agricultura, tendo em vista que se está a viver três anos consecutivos de seca.

Daí que, segundo ele, querem apostar nesse sector, visando garantir e desenvolver mais essa actividade, para que, por um lado, possam garantir a segurança alimentar e, por outro, trazer mais rendimento para as famílias e combater o desemprego de modo geral.

No entanto, para o edil santa-cruzense mais do que entregar as embarcações a estes “bons homens do mar” estes precisam ser capacitados para serem também “bons gestores” para que possam gerir esse negócio, permitindo assim que apetrecham os seus barcos com redes ou outros equipamentos conforme o tipo de pesca que querem fazer.

A mesma fonte que disse acreditar que, à semelhança do sector da agricultura, a pesca tem contribuído no desenvolvimento socio-económico desse município do interior de Santiago, prevê em parceria com outros parceiros “em pouco tempo” aumentar a frota pesqueira trazendo mais cinco ou seis embarcações.

Na ocasião, lembrou que por causa da segurança marítima e para que os pescadores possam ir mais longe é que estão a eliminar a construção de pequenas embarcações de três metros nesse município do interior de Santiago.

Também no âmbito do Dia Nacional do Pescador, assinalado no passado dia 05, a Câmara Municipal do Tarrafal em parceria com o Governo, no quadro da política de apoio aos homens do mar procede esta quinta-feira,13, à entrega de 15 motores de popa. A Semana com Inforpress


Categoria:Noticias