Cabo Verde de luto: Morre Jorge Neto, um astro da música nacional

A cultura cabo-verdiana tornou-se mais pobre, com o desaparecimento físico, esta quinta-feira, do “astro musical” Jorge Neto, que residia em Portugal e que fez a carreira na Europa, sobretudo junto da comunidade emigrante de Cabo Verde.

Jorge Neto conhecido pela sua performance no palco e expressivo “Uau”, que se tornou como um seu emblema, sofreu um duplo AVC depois de sentir-se mal no aeroporto de Lisboa à espera de viajar para Cabo Verde, onde tinha agendado um show de passagem de ano em São Vicente.

Percurso do artista

Jorge Neto, que ficou conhecido com o grande intérprete da composição «Rosinha», nasceu em São Tomé e Príncipe em 1964, sendo filho de mãe cabo-verdiana. Estudou em Portugal e emigrou depois para a Holanda, país com forte presença da comunidade cabo-verdiana e onde fez sucesso na música, enquanto vocalista da banda Livity. Ao longo dos mais de 30 anos de carreira, fez sucesso em vários países, junto da comunidade emigrante cabo-verdiana, na Europa, África e América.

Conforme escreve a Infopress, do seu currículo constam nove álbuns, nomeadamente “Dja ca Da”; “Jorge Neto”; “Papia Bu Manera”; “Dia Diferente”; “Neto e Cabo Verde”; “Boca Povo”; “Rapaz Novo” e “Harmonia”, estes dois últimos ao lado dos Livity, e por último “Nha Palco”.

Actuou ao lado de artistas de vários países lusófonos como Bonga, Peróla, Boss AC e Rui Veloso, entre outros.

À família enlutada, a equipa do ASemanaoline endereça as mais sentidas condolências. Repouse em paz, Jorge Neto!


Categoria:Noticias