Polícia Nacional realizou terceira fase da formação sobre metodologia básica de investigação criminal

Segundo o Ministério da Administração Interna, esta atividade está inscrita no âmbito do Projeto Mundial CRIMJUST do ONUDC, que visa reforçar a investigação e a cooperação criminal ao longo da rota da cocaína na América Latina, Caribe e África Ocidental.

A formação contou com especialistas de investigação e da Procuradoria-Geral de Cabo Verde, dos órgãos da polícia criminal: Polícia Nacional e Polícia Judiciária, bem como da Polícia Federal do Brasil, que facilitaram temas de instrução processual, meios de provas, medidas cautelares da investigação criminal, técnicas de entrevista e interrogatório de suspeitos e testemunhas com uma abordagem essencialmente prática, levando também em consideração questões chaves decorrentes do Código de Processo Penal cabo-verdiano.

A formação teve como objetivo capacitar os elementos da Polícia Nacional, Polícia Judiciária e magistrados do Ministério Publico sobre as técnicas e os procedimentos básicos de investigação criminal numa perspetiva fundamentalmente prática, reforçando o trabalho conjunto entre os agentes de aplicação da lei.

O ato de encerramento será presidido pelo Diretor Nacional da Polícia Nacional, Superintendente Geral Emanuel Estaline Oliveira Sousa Moreno. Contará com a presença de uma representante da Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde e da Coordenadora Nacional do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (ONUDC), Cristina Andrade. O referido ato terá lugar no dia 21 de fevereiro, pelas 12h30 horas, na sala de formação do Comando Regional do Fogo, em São Filipe, Fogo.


Categoria:Noticias