Praia: Crianças do pré-escolar animam ruas da capital com muita imaginação e cor

Este ano, a festa do Rei Momo dos mais pequenos contou com a participação dos jardins Suzy e Catly e todos os jardins infantis da autarquia praiense.

O arranque esteve a cargo do jardim Suzy, que retratou o tema “Frutas e Legumes”, onde uma centena de crianças estavam divididas em 13 alas e trajadas de bananas, laranjas, morangos, cerejas, caju, ananas, uvas, mangas, peras, maças, cenouras, beringelas, aboboras e tomates.

A directora, Suzete Gomes, explicou à Inforpress que pretenderam com a escolha do tema incentivar os mais pequenos a comerem mais esses alimentos que são saudáveis.

Seguiu-se o jardim Catly, com um carro alegórico onde se destacava a figura de uma baleia retratando a história da pesca da baleia nos Estados Unidos da América, por pescadores cabo-verdianos.

Segundo a responsável, Alice Monteiro, o tema deste ano foi o “Mar”, onde os 120 foliões estiveram repartidos em 10 alas representado peixes, tartarugas, conchas, tubarões, algas vivas e uma ala de mandingas.

Por outro lado, disse que a ideia é passar a menagem e chamar a atenção de que todos devem preservar o meio ambiente e manter as praias limpas.

O encerramento do desfile ficou a cargo dos jardins da Câmara Municipal da Praia, que apresentaram o tema “Maravilhas do Mar”, como forma de mostrar o colorido e o que há de bom nos oceanos.

A coordenadora, Leila Tavares, explicou que o desfile contou com 442 crianças de 20 jardins da autarquia dos bairros de Achada Grande Frente, Achada Grande Trás, São Filipe, Ponta d´Água, Bela Vista, São Francisco, Palmarejo Grande, Vila Nova e São Martinho Pequeno.

Dividida em nove alas, os figurantes representavam as variedades existentes no fundo do mar, sendo que o abre-alas esteve a cargo da “Casa Primavera”, projecto com crianças deficientes.

Os jardina infantis receberam da autarquia praiense 100 mil escudos.

A festa do Carnaval da capital do país prossegue na próxima terça-feira, 25, com o desfile dos grupos oficiais. A Semana com Inforpress


Categoria:Noticias