Novo escândalo politico no Brasil: PSB abandona o governo Temer

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) deixou de integrar a aliança governista do presidente Michel Temer. O anúncio foi feito, segundo o site Portugal Digital (PG), pelo presidente do partido, Carlos Siqueira, e pelo secretário-geral dos socialistas, José Renato Casagrande.


Conforme o mesmo órgão de imprensa, o PSB decidiu passar a fazer oposição e defende a renúncia de Temer. De acordo com deliberação da Executiva do partido, neste sábado (20), o PSB vai defender a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a realização de eleições diretas no caso de vacância do cargo de presidente da República.

É “inevitável, nestas circunstâncias, que o sistema político e a sociedade civil, até mesmo para preservar níveis mínimos de coesão, se ponham em busca de soluções, emergindo neste contexto o que seria a alternativa mais simples e natural, ou seja, a grandeza da renúncia, quando se caracteriza o esgotamento da governabilidade”, lê-se na resolução saída da reunião da Executiva nacional citada pelo PG.

Segunda a mesma fonte, o abandono do governo ocorre na sequência da decisão do Supremo Tribunal Federal abrir inquérito contra o Presidente da República, suspeito de corrupção passiva, obstrução à justiça e organização criminosa, entre outros possíveis delitos, após validação dos depoimentos prestados à Procuradoria-geral da República pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo JBS, um dos maiores conglomerados mundiais de processamento de carnes, e pelo diretor da J&F, holding da JBS, Ricardo Saud.

O PSB tem um membro no governo, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Silva, e no Congresso Nacional conta com 42 parlamentares, sendo 7 senadores e 35 deputados federais. A Executiva dos socialistas quer que o ministro entregue o cargo.

Na sexta-feira, Roberto Freire, líder do PPS (esquerda), entregou o cargo de ministro da Cultura, mas Raul Jungmann, ministro da Defesa, também do PPS ( partido nascido do antigo PCB), ainda permanece na pasta, indica o Portugal Digital.



Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário