Boa Vista: Câmara Municipal concretiza demolições de mais de vinte construções clandestinas

A Câmara Municipal da Boa Vista procedeu este domingo, 21, às demolições das construções clandestinas nas proximidades do Estádio Municipal e está a preparar a destruição de outras nas localidades de Mané Antónia e Lixeira Municipal.

Segundo adiantou à Inforpress o vereador responsável para a área de urbanismo, Aristides Brito, as pessoas foram alertadas a não realizarem construções clandestinas desde novembro do ano passado, e uma semana antes da demolição voltaram a receber o aviso de que o ato ia acontecer no domingo.

Trata-se da primeira medida tomada por esta autarquia para estancar a proliferação de mais barracas no Município da Boa Vista.

De acordo com o vereador, isto já deveria acontecer a muito tempo, uma vez que as barracas tendem só a aumentar nestas três localidades (proximidades do Estádio Municipal, Mané Antónia e Lixeira Municipal), com pessoas a viverem em condições mínimas juntamente com animais, o que põe em causa a saúde pública.

Aristides Brito considera que o anterior Governo tem responsabilidades ao deixar instalar esta situação “gravíssima”, mas indicou que a autarquia pretende auxiliar estas famílias cedendo terrenos devidamente infraestruturados para posteriormente construírem as moradias e outras com o programa “Casa para Todos”.

Neste sentido, exortou aos envolvidos a pagarem alugueres enquanto não forem enquadrados em tais projetos, porquanto, segundo disse, muitas delas possuem condições para isso.

“A Câmara fez um estudo socioeconómico que concluiu que estas famílias possuem em média 500 euros mensalmente em termos de rendimento com capacidade de pagar alugueres nos bairros”, acrescentou.

Conforme explicou, foram casas construídas no período de eleição, em terrenos já vendidos pela Camara e que vão ser ocupados pelos respetivos proprietários.

“Inclusive temos já preparados outros projetos de demolição na próxima semana”, disse, ressalvando que lamentam a situação, mas que a autarquia possui a responsabilidade de governação.

De acordo com o vereador, a Câmara Municipal está “fortemente empenhada” no sentido de encontrar juntamente com o Governo e os demais parceiros, soluções que garantam dignidade, melhores condições de vida aos boa-vistenses “e aqueles que vêm demandando a ilha num quadro de serenidade, legalidade e paz social”.

A Inforpress apurou no entanto que a ação de demolição por parte da edilidade local tem suscitado reações pró e contra nas redes sociais. Uns defendem que as famílias receberam um aviso prévio para deixar as residências clandestinas e outros manifestam-se contra a atitude da autarquia, considerando que essa demolição é uma postura “desumana” e que não foram dadas outras alternativas às estas famílias.

Entretanto, durante as demolições a Polícia Nacional esteve no local garantindo a segurança, tendo em conta “o clima de revolta” no seio dos moradores.

SAPO c/ Inforpress


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário