Destruição da mesquita de Al-Nuri em Mossul é “admissão de derrota” do Daesh

Para o primeiro-ministro iraquiano, o grupo jiadista acabou de reconhecer que perdeu a batalha pelo seu último bastião urbano no país, ao destruir a histórica mesquita onde Abu Bakr al-Baghdadi proclamou a criação de um califado no Médio Oriente, há três anos

O primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi defende que a destruição da Grande Mesquita de Al-Nuri, em Mossul, na madrugada desta quinta-feira, corresponde a uma "admissão de derrota" pelos islamitas do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) na segunda maior cidade do Iraque, que está sob o seu controlo desde que o líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi, anunciou a instalação de um califado no Iraque e na Síria há três anos.

Um dos locais mais venerados pelos que professam a fé islâmica, a mesquita ficou totalmente destruída numa explosão na noite passada, numa altura em que as forças iraquianas, com o apoio aéreo da coligação internacional liderada pelos EUA, continuam a tentar expulsar o Daesh daquele que é o seu último bastião urbano no país.

"O bombardeamento do minarete Al-Hadba e da mesquita de Al-Nuri pelo Daesh é uma declaração formal da sua derrota", disse Abadi esta manhã. O Exército iraquiano responsabiliza o grupo jiadista pelo ataque à mesquita, ocorrido quando faltam poucos dias para se marcarem três anos desde que Baghdadi subiu a um púlpito dessa mesquita para se autoproclamar líder de um novo califado islâmico na região.

"Os gangues terroristas do Daesh cometeram mais um crime histórico ao rebentarem com a mesquita de Al-Nuri e com o seu histórico minarete de Al-Hadba", disseram as tropas em comunicado. Os jiadistas, pelo contrário, garantem que a mesquita foi atingida por bombardeamentos aéreos da coligação internacional; as forças norte-americanas desmentem essa versão, dizendo que não executaram quaisquer ataques aéreos na Cidade Velha de Mossul, aonde as forças iraquianas estão a tentar aceder há oito meses para expulsarem os militantes.



Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário