Aeroporto/Santo Antão: ASA instala equipamentos de recolha de dados atmosféricos

Uma equipa técnica da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Área (ASA) encontra-se no Porto Novo, Santo Antão, a instalar os equipamentos que, até 2020, vão fornecer os dados atmosféricos no quadro dos estudos para a construção do aeroporto na ilha.

Segundo a Inforpress, a estação automática está a ser instalada na Casa de Meio, a sete quilómetros da cidade do Porto Novo, provável localização do futuro aeroporto de Santo Antão.

O equipamento, segundo os técnicos da ASA, vai disponibilizar, nos próximos três anos, os dados relativos à pressão do ar, temperatura, humidade do vento e precipitações que permitam a implantação da infra-estrutura.

No quadro dos estudos do aeroporto, iniciados em meados de 2016, procedeu-se já ao levantamento orográfico dos terrenos, do curso de água e ainda sobre a posição do vento, estando a ASA, neste momento, a instalar os equipamentos que vão, essencialmente, recolher os dados atmosféricos.

O Governo já garantiu que 2020 será a data prevista para o início da contratualização com vista à construção do aeroporto de Santo Antão.

O aeroporto, que poderá dispor de uma pista de 2.500 metros de cumprimentos, deverá rondar entre 18 milhões a 20 milhões de euros, segundo estimativas da ASA.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário