Sismo de magnitude 7.1 provoca centenas de mortos no México

Um terramoto de magnitude 7.1 provocou pelo menos 217 mortos no México. Pelo menos 44 edifícios desabaram, nomeadamente uma escola onde 21 crianças ficaram soterradas. O sismo aconteceu precisamente 32 anos depois da maior tragédia do país: um sismo que provocou mais de dez mil mortos em 1985.

É um segundo sismo de grandes proporções em apenas duas semanas, agora com consequências ainda mais devastadoras. Ao início da tarde de terça-feira (19h14 em Lisboa), o México voltou a tremer: um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter, com epicentro junto a Atencigo, no Estado de Pueblo, e a 57 quilómetros de profundidade.

Apesar de apresentar menor magnitude do que o terramoto de dia 8 de setembro (8,2), o rasto de destruição é bem maior do que o último. O epicentro deste terramoto encontra-se mais próximo da Cidade do México, a grande metrópole do país. Só nesta zona metropolitana vivem mais de 20 milhões de pessoas, o dobro da população portuguesa. A intensidade do abalo provocou gritos e pânico entre os locais.

"Havia pessoas muito alteradas, algumas a chorarem e a gritarem. Havia aqui pessoas deitadas no chão, por causa dos nervos. Caíram por estarem tão nervosas", recorda um residente, poucas horas depois do sismo.

Os trabalhos de busca e salvamento continuaram ao longo da tarde e seguem durante a noite. O último balanço atualizado pela Proteção Civil confirma que pelo menos 217 pessoas morreram: 86 na Cidade do México, 71 em Morelos, 43 em Puebla, 12 em Edomex, quatro em Guerrero e uma Oaxaca.

Entre as vítimas da Cidade do México estão pelo menos duas dezenas de crianças, que se encontravam numa escola que desabou com o terramoto. “Há atualmente 26 vítimas mortais, dos quais 21 são crianças e cinco adultos”, explicou um dos responsáveis pelas operações de busca à cadeia televisiva Televisa. Mais de três dezenas de pessoas continuam desaparecidas

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário