Coreia do Norte "é a questão de paz mais tensa e perigosa"

No cair do pano sobre uma visita de quatro dias à Coreia do Norte, o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos deixou um aviso à comunidade internacional. Perante a escalada da retórica de guerra entre a atual Administração norte-americana e o regime de Kim Jong-un, afirmou nas últimas horas Jeffrey Feltman, tornou-se “urgente prevenir erros de cálculo e abrir canais para reduzir os riscos de conflito”.

Foi no termo de uma rara deslocação oficial a Pyongyang que o número dois de Guterres para os Assuntos Políticos reportou sobre uma Península Coreana à beira de uma conflagração com o sério potencial de extravasar fronteiras.

Jeffrey Feltman esteve na Coreia do Norte entre as passadas terça e sexta-feira, naquela que foi a primeira visita, em seis anos, de um alto responsável das Nações Unidas ao hermético país de Kim Jong-un. Na capital reuniu-se com o ministro norte-coreano dos Negócios Estrangeiros, Ri Yong Ho.

Ambos “concordaram” no diagnóstico do atual contexto, segundo um comunicado da ONU: “A atual situação é hoje a mais tensa e perigosa questão de paz e segurança do mundo”.

Há neste momento “uma necessidade urgente de prevenir erros de cálculo e abrir canais para reduzir os riscos de conflito”, enfatizou o subsecretário-geral das Nações Unidas, apelando à implementação de resoluções “relevantes” do Conselho de Segurança.

“O tempo urge”, insistiu.

Num sinal que parece consubstanciar o temor de Feltman, o regime norte-coreano veio entretanto clamar que, caso o Presidente Donald Trump ponha em prática um bloqueio marítimo ao país - uma das possíveis sanções sobre a mesa da Casa Branca, após o recente lançamento de um míssil balístico -, tal gesto será encarado como uma declaração de guerra.
Hwasong-15

A deslocação de Jeffrey Feltman a Pyongyang teve lugar durante as manobras militares anuais Vigilante 18, que combinaram forças dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Exercícios que a Força Aérea norte-americana disse terem por objetivo promover “a eficácia de combate”.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário