Turbulência na Cabo Verde Handling: Greve de trabalhadores no Sal e na Boa Vista

Os trabalhadores da Cabo Verde Handling, nas Escalas da Praia e Boavista, entrarão em greve, nos dias 19, 20 e 21 deste mês. Em causa está um caderno reivindicativo de quatro pontos, com destaque para a regularização dos enquadramentos do colectivo no Sistema de Gestão dos Recursos Humanos, respeitando a antiguidade dos trabalhadores e a tabela salarial aprovada.

Conforme o pré-aviso já entregue pelo SITTHUR, a greve de três dias terá início às zero horas do dia 19 do corrente, prologando-se até às 24 horas do dia 21, quinta-feira. «Vai afetar todos os serviços e todas as funções e atividades, incluindo a Seção de Cargas, exercidas pelos trabalhadores da Cabo Verde Handling, nas Escalas da Praia e da Boavista. Abrange todos os trabalhadores que exercem as funções de Bagageiros, Operadores de Rampa, Agentes Comerciais e de Tráfego, Motoristas, Mecânicos, Auxiliares e Serventes de Limpeza», informa o sindicato representativo dos trabalhadores filiados na UNTC-CS.

O objectivo dessa paralisação dos serviços de escalas de Cabo Verde Handling no Sal e na boa Vista visa reclamar e exigir da empresa a regularização dos enquadramentos dos trabalhadores no Sistema de Gestão dos Recursos Humanos, respeitando a antiguidade dos mesmos e a tabela salarial aprovada. Esta jornada de luta laboral visa ainda o ajustamento do subsídio de Natal - correspondente a um mês de retribuição, a partir do ano 2017 e a fixação de um subsídio de férias anual - um mês de retribuição, a partir do ano 2018. O estabelecimento dos horários de trabalho - de acordo com o que estabelece a lei sobre o horário por turno e sua carga horária, os limites estabelecidos para repouso, intervalo para descanso, folgas e férias- constitui um dos outros objectivos da mesma grave.

Segundo o comunicado a que este jornal teve acesso, os trabalhadores serão, nos termos do artigo 116.º n.º 1 do Código Laboral em vigor, representados, durante a greve, pela Direção do SITTHUR, na pessoa do seu Secretário Permanente, Carlos Fermino Monteiro Lopes.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário