Falsificação de documentos para obtenção de vistos para Europa: Detido estrangeiro envolvido em vários crimes de burla com recebimentos de até 500 contos

A Policia Judiciara acaba de deter, em Santa Catarina de Santiago, um cidadão, natural de São Tomé e Principe que reside na Cidadela da Praia, acusado de estar alegadamente envolvido em vários crimes de falsificação de documentos - burla agravada e uso de documentos falsos - com destaque para pedidos de obtenção de visto a terceiros para entrada no espaço Schengen -União Europeia - recebendo em troca valores que variam entre 200 e 500 contos ECV. O suspeito foi entregue, esta segunda feira, ao Tribunal da Comarca de Santa Catarina - onde anteriormente residia e tinha uma loja-, para a feitura dos primeiros interrogatórios e a aplicação das medidas de caução.

Em nota a que este jornal teve acesso, a Polícia Judiciária informa ter desenvolvido tal operação, através da Secção Central de Investigação de Corrupção, Criminalidade Económica e Financeira – SCICCEF, em cumprimento de mandados de detenção, busca domiciliária e revista em viatura, ordenados pelos Magistrados Judicial e do Ministério Público da Comarca de Santa Catarina. Confirma que deteve, no passado sábado, 31, um cidadão natural da República de São Tomé e Príncipe, residente no bairro da Cidadela, suspeito de vários crimes de falsificação de documentos, burla agravada e uso de documentos falsos.

«Há fortes indícios de que entre 2014 e 2016, mediante um esquema fraudulento de falsificação de documentos, como Certidões de Registos de Casamentos, o suspeito tentava junto do Centro Comum de Vistos introduzir processos de pedidos de obtenção de visto a terceiros, para entrada no espaço Schengen, a troco de valores que variam entre 200 e 500.000$00», lê.se no documento.

Segundo a PJ, as vítimas eram, na sua maioria, do interior de Santiago, mais precisamente de Santa Catarina, concelho no qual o suspeito residia anteriormente e possuía uma loja de produtos de beleza, situada no shopping daquela cidade, local onde era contatado.

«Na sequência da busca e revista efectuadas, foram encontrados e apreendidos relevantes elementos de prova, designadamente documentos falsos, carimbo, almofada para carimbo, computador, tablet, telemóvel, passaportes e uma viatura», esclarece a Policia Cientifica, para quem « o suspeito fazia dessa actividade criminosa o seu modo de vida, pelo que viajava frequentemente para Europa».

Conforme a PJ, o detido foi presente na manhã desta segunda-feira, 02, ao Tribunal da Comarca de Santa Catarina, para a feitura do primeiro interrogatório e a aplicação de medida de coação pessoal.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário