Últimos rebeldes em Douma entregam armas às forças russas no terreno

Os "últimos rebeldes" da cidade de Douma, último reduto dos arredores de Damasco, depuseram as armas e o líder do grupo Jaich al-Islam abandonou a zona dirigindo-se para o norte do país, indica uma organização não-governamental.

"Os combatentes do grupo Jaich al-Islam entregaram as armas à Polícia Militar russa hoje em Douma", refere o Observatório Sírio dos Direitos do Homem.

O líder do grupo, Issam Bouwaydani, saiu da zona e dirige-se para o norte da Síria.

A Rússia, país aliado do regime de Damasco, reforçou hoje a presença militar em Douma numa altura em que os Estados Unidos admitem responder de forma bélica contra os alegados bombardeamentos com armas químicas de Damasco no último fim de semana em Ghouta oriental.

O ministério da Defesa da Rússia anunciou hoje que o exército sírio tomou o controlo total de Douma, a maior cidade de Ghouta Oriental e última fortaleza dos rebeldes na periferia de Damasco.


Em comunicado, o ministério da Defesa destaca que "a partir de hoje vão estar na cidade unidades da polícia militar das Forças Armadas da Rússia".

Na nota é também referido que a polícia militar russa, é "garante da preservação da ordem pública na cidade" da Síria.

Guterres quer evitar "situação fora de controlo"
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou esta quinta-feira que está "preocupado com o impasse" e exortou os cincos membros permanentes do Conselho de Segurança a "evitarem uma situação fora de controlo" na Síria.

"Contactei os embaixadores dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) para reafirmar a minha grande preocupação com o impasse atual e sublinhei a necessidade de se evitar uma situação fora de controlo", referiu António Guterres em comunicado, numa altura em que cresce a ameaça da ação ocidental na Síria.
Theresa May convoca reunião de emergência

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário