Desaparecimento de pessoas particularmente de crianças em Cabo Verde abordado entre JPAI e o governo

“Viemos pedir algumas informações sobre o caso do desaparecimento de crianças e pessoas em Cabo Verde, um fenómeno que tem abalado a Nação Cabo-verdiana nos últimos tempos”, informou o presidente da Juventude do PAICV-oposição, Fidel Cardoso de Pina.

A delegação da JPAI veio igualmente manifestar ao governo a sua preocupação e disponibilidade em colaborar na sensibilização da sociedade, no sentido de todos estarem atentos a esta situação para que não haja mais casos do género no país, sublinhou o dirigente da juventude do PAICV.

“Quisemos também obter algumas informações sobre este assunto junto do ministro, mas infelizmente não foi possível, tendo o mesmo justificando que o caso está sob a alçada da Procuradoria-geral da República”, lamentou Fidel Cardoso de Pina, no final da audiência.

Segundo Fidel Cardoso de Pina, a JPAI solicitou este encontro precisamente porque esta preocupação não cabe só ao governo.

“A responsabilidade nesta matéria é de todos os actores da sociedade cabo-verdiana, nomeadamente os pais, o Estado, as organizações políticas e partidárias”, salientou.

Relativamente ao desaparecimento de crianças , particularmente, Fidel de Pina disse que a JPAI pretende aproximar das organizações e instituições ligadas à protecção infantil, nomeadamente o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), no sentido de ver até que o ponto o estatuto da criança está a ser cumprido.

“É uma lei que foi aprovada em 2013, mas temos tido informação que tem havido alguma deficiência na sua aplicação. É necessário que haja o engajamento de todos para que se cumpra efectivamente a lei no domínio da protecção da criança e adolescente em Cabo Verde”, frisou Fidel de Pina, na ocasião.

O líder da JPAI disse também que durante o encontro, a delegação por ele chefiada aproveitou também para manifestar alguma preocupação com a recente medida de isenção de vistos para cidadãos da União Europeia e do Reino Unido bem como a aprovação da atribuição da Autorização de Residência Permanente no País (Green Card) aos investidores e empresários que queiram investir em Cabo Verde.

“Questionamos o ministro até que ponto que estamos preparados para essa entrada livre destes cidadãos no país”, informou o presidente da juventude do principal partido da oposição aos jornalistas.

A paternidade e maternidade responsável, o abandono escolar, a delinquência juvenil, ensino obrigatório nas cadeias em Cabo Verde foram entre outros assuntos abordados durante o encontro. Fonte: Inforpress


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário