Parlamento cubano inicia escolha de novo Presidente. O fim da era Castro?

Começa esta quarta-feira a sessão para a constituição do novo Parlamento de Cuba, a última etapa de um longo processo que só termina com a escolha de um novo Chefe de Estado. Desde 1959, ano da revolução cubana, que o país é comandado pela dinastia Castro, primeiro durante várias décadas com Fidel, nos últimos dez anos com o irmão Raul. Mesmo assim, a saída do apelido Castro dos corredores do poder em Havana poderá não ser definitiva. A braços com grandes desafios económicos e sociais, o novo Presidente de Cuba deverá enfrentar igualmente a incerteza da atual relação com os Estados Unidos.

A sessão constitutiva da IX Legislatura do Parlamento estava prevista para quinta-feira, mas o Conselho de Estado de Cuba decidiu antecipar o início dos trabalhos para esta quarta-feira, a partir das 9h00 locais (mais cinco horas em Lisboa), no Palácio de las Convenciones, em Havana, onde fica sediada a Assembleia Nacional, câmara parlamentar única do sistema cubano.

“Esta decisão foi tomada de forma a facilitar o desenvolvimento das etapas exigidas por uma sessão de tal importância”, podia ler-se num comunicado oficial divulgado na última segunda-feira pelos media locais.

De facto, o dia é histórico para o país, ou não fosse este um dos últimos passos antes de Raul Castro abandonar o poder. Pela primeira vez desde final dos anos 50, Cuba terá um Presidente sem o apelido Castro, mas isso não significa o fim da influência de dois líderes que ficaram na história.


Advertisement


A sessão decorrerá durante dois dias e deverá terminar na quinta-feira, coincidindo com o 57.º aniversário da invasão da “Baía dos Porcos”, altura em que tropas anti-castristas, apoiadas pelos Estados Unidos, tentaram recuperar o controlo do território insular.
Um processo em cadeia
Os 605 deputados que agora prestam juramento foram eleitos pelos eleitores cubanos a 11 de março, uma escolha feita no seguimento das eleições municipais de novembro, onde foram eleitos mais de 12 mil novos elementos para as assembleias das várias regiões.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário