Trump confiante na cimeira com Kim Jong-un mas disposto a abandonar negociações inúteis

Com o primeiro-ministro japonês ao lado, Donald Trump mostra-se confiante no seu encontro com Kim Jong-un. Apesar do otimismo, o Presidente dos Estados garante que está disposto a abandonar a cimeira ou a cancelá-la, caso a mesma seja improdutiva ou caminhe para o fracasso. No início de abril, o diretor da CIA reuniu-se com Kim Jong-un para preparar a inédita reunião. “Correu muito bem e criou-se uma boa relação”, garante Trump.

A cerca de dois meses da data apontada para a inédita cimeira entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, Donald Trump apresenta-se otimista mas deixa avisos. O Presidente afirma que, no caso de as conversações não serem produtivas, abandonará a cimeira.

“Se acharmos que não será um sucesso, não o realizaremos”, começou por dizer. Trump completou depois que “se um encontro no qual estou não for produtivo, irei respeitosamente abandonar a reunião”.

As declarações foram proferidas durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês, que tem apresentado dúvidas com a nova postura dos Estados Unidos em relação à Coreia do Norte

Apesar de admitir que as conversações possam fracassar, Donald Trump mantém-se otimista com os passos que têm sido dados. O líder norte-americano pretende manter alguma flexibilidade e insiste que “nunca tivemos num ponto como este com o regime, fosse com o pai, o avô ou o filho”, em referência aos homens da dinastia Kim que têm conduzido os destinos da nação comunista desde 1948.

Na quarta-feira, Donald Trump confirmou que enviou o diretor da CIA à Coreia do Norte para um encontro com Kim Jong-un. Mike Pompeo, que é também o escolhido de Trump para assumir a chefia da diplomacia norte-americana, encontrou-se com Jong-un no início de abril para começar a preparar o encontro entre o ditador norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário