Movimentos nos aeroportos de Cabo Verde: Redução drástica de cargas, aterragens e descolagens de aeronaves, aumento de tráfego de passageiros


Afinal nem tudo vai bem nos aeródromos e aeroportos de Cabo Verde, apesar das medidas do governo de colocar o Binter-CV nas linhas domésticas que vinham sendo asseguradas pela TACV e de instalar a base do hub aéreo no Sal. O INECV anuncia que, no quarto trimestre de 2018, o movimento de mercadorias registou uma diminuição drástica de 45,5% nos aeroportos e aeródromos nacionais. O mesmo aconteceu com as aterragens e descolagens de aeronaves que sofreram uma baixa de mais de 8% no período em apreço. Já o tráfego de passageiros nos aeroportos cresceu 8,3% e o número de passageiros movimentados aumentou 8,6%, a tonelagem de mercadorias movimentadas subiu 8,6% e o número de contentores de 20 pés movimentados aumentou 0,7%, em relação ao mesmo período do ano de 2017.


A fazer fé nos resultados divulgados pelo Instituto Nacional das Estatísticas de Cabo Verde (INECV) em 2018, nem tudo vai bem nos aeroportos e aeródromos nacionais com a reduçao drástica de transportes de mercadorias, aterragens e descolagens nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde. Segundo alguns técnicos da área, tudo indica que na origem dessa situação estão medidas do governo de colocar o Binter-CV nas linhas domésticas que vinham sendo asseguradas pela TACV e de instalar a base do hub aéreo no Sal.

Revela o INECV que, no período em análise, o tráfego de aviões diminuiu 8,4%, o número de passageiros movimentados aumentou 8,6%. Já a tonelagem de cargas movimentadas diminuiu 45,5% e a tonelagem dos correios movimentados diminuiu 6,8%, em relação ao mesmo período do ano de 2017.

Ainda, no período em análise, nos transportes coletivos urbanos regulares de passageiros por meio de autocarros, o número de passageiros movimentados cresceu 0,8%, o número de autocarros aumentou 13,7%, o total de quilómetros percorridos cresceu 37,2%, o total de horas trabalhadas aumentou 17,2%, o índice de passageiros transportados por quilómetros nos diversos percursos diminuiu 24,6% e o número de lugares oferecidos pelos autocarros aumentou 6,3%, em relação ao mesmo período do ano de 2017.

Diminuição de tráfego de aeronaves

No primeiro trimestre de 2018, o tráfego de aeronaves, nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde diminuiu 8,4% em relação ao mesmo período do ano de 2017.

Em termos absolutos, no primeiro trimestre de 2018 registaram-se 8.505 movimentos de aeronaves, 785 movimentos de aeronaves a menos face ao período homólogo.

Mais passageiros e menos descolagem e aterragem

No primeiro trimestre de 2018, o número de passageiros movimentados, nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, cresceu 8,6% em relação ao igual período do ano 2017.

Em termos absolutos, no período em análise, registaram- se 732.068 passageiros movimentados nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, 58.057 passageiros movimentados a mais do que em igual período de 2017.

No mesmo período, os números de aterragens e de descolagens de aeronaves diminuíram 8,4% e 8,5%, respetivamente, em relação ao mesmo período do ano de 2017.

Em termos absolutos, no período em análise, registaram- se nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde 4.254 movimentos de aterragens e 4.251 movimentos de descolagens, correspondendo a 391 aterragens e 394 descolagens de aeronaves a menos, comparativamente ao mesmo período do ano de 2017, respetivamente.

Resultados das Estatísticas dos Transportes, 1º Trimestre 2018:https://asemana.publ.cv/IMG/pdf/vie...


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário