Fogo: Falta de água em Chã das Caldeiras continua apesar da conclusão dos trabalhos de equipamento do furo “FF 58”

Uma das vozes críticas de Chã das Caldeiras, Danilo Fontes “Don Daniliom” precisou que o problema de abastecimento de água persiste, adiantando que “quando houver água vai fazer de tudo para dizer: finalmente há agua”.

A edilidade de Santa Catarina, cujo presidente encontra-se ausente da ilha, tinha assegurado que, desde 15 de maio, esta instituição deixou de transportar água de outras localidades para abastecer a população de Chã das Caldeiras com o início da exploração do furo “FF 58”.

Na segunda-feira, a Inforpress tentou junto do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Jaime Ledo, saber em que pé se encontra a situação de abastecimento à população de Chã das Caldeiras, tendo este assegurado que, “desde o dia 15 de maio, a população de Chã das Caldeiras teve acesso à água e que os trabalhos já estão prontos”.

Para Danilo Fontes, o delegado do MAA “é um comissário e anda a fazer o que os governantes fazem – publicidade -”, tendo exemplificado que no sábado não havia água na cisterna que era abastecida pela autarquia e que o próprio foi pedir por empréstimo duas boias de água a um particular.

Danilo Fontes adiantou ainda que os trabalhos de adoção do reservatório para os dois chafarizes já foram concluídos e que inclusive realizou-se uma experiência no chafariz de Bangaeira, mas que o de Portela não dispõe de torneiras e por isso, acrescentou, desconhece o motivo por que o problema ainda persiste.

Luísa, moradora em Chã das Caldeiras e responsável pela venda de água auto-transportada, disse ter comunicado esta situação à Câmara Municipal de Santa Catarina, desde sexta-feira, 08, no sentido de reabastecer a população, e que aguarda pela reposição do stock de água. Revelou igualmente que recebeu informações de que a edilidade está a providenciar o abastecimento junto da empresa Águabrava.

A mesma fonte confirmou também que o abastecimento nos dois chafarizes através da água do furo FF 58 ainda não começou apesar dos trabalhos terem sido concluídos há cerca de duas semanas.

O morador Mustafá Eren, por seu lado, assegurou que a água está disponível no reservatório, mas que nos dois chafarizes ainda não, anotando que algumas pessoas têm estado a “apanhar” água no reservatório recorrendo-se a baldes.

Disse ainda que os dois chafarizes estão prontos e que há possibilidade de construção de mais um na zona de Escoral, estando a população à espera de poder abastecer-se através dos chafarizes.

Com o equipamento do furo com recurso a energia renovável (solar) através de instalação de um pequeno parque fotovoltaico e a construção da rede de adução desde o reservatório/depósito para os chafarizes de Portela e Bangaeira, a situação deveria ter ficado normalizada a partir de 01 de junho.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário