Trump aprova tarifas de 50 mil milhões de dólares em mercadorias chinesas

O presidente Donald Trump deu a sua aprovação para aplicar tarifas de 50 mil milhões de dólares em exportações chinesas. O movimento representa um aumento das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. O anúncio oficial é esperado esta sexta-feira.

A decisão do presidente norte-americano aconteceu após uma reunião, na quinta-feira, com alguns especialistas económicos, incluindo o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o secretário do Comércio, Wilbur Ross, e o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, de acordo com a CNN

Durante meses, Trump ameaçou a China com o aumento de tarifas, como forma punição pelo que considera ser o roubo de propriedade intelectual. "Temos um tremendo problema de roubo de propriedade intelectual", disse em março. Na época, o presidente norte-americano anunciou pela primeira vez que os Estados Unidos imporiam sanções comerciais de cerca de 50 mil milhões de dólares em produtos chineses. "Isso tornará a nação [EUA] muito mais forte e muito mais rica".

Trump tem também gerado desentendimentos com outros aliados como Canadá, México e União Europeia, devido à aplicação de tarifas aduaneiras para importação de aço e alumínio. 

Pequim já tinha dito que responderia às tarifas americanas sobre exportações chinesas com tarifas retaliatórias de valor equivalente nos produtos norte-americanos, como carros, aviões e soja. 


Depois de a China prometer retaliação, Trump ameaçou aplicar tarifas de 100 mil milhões de dólares em outros produtos chineses. Porém, em meados de maio, os países acordaram num comunicado conjunto que a China "aumentaria significativamente" as compras de produtos agrícolas e de energia dos EUA, de modo a reduzir o desequilíbrio comercial. Steven Mnuchin, o secretário do Tesouro, declarou posteriormente a guerra comercial "em espera".

Dez dias depois, a administração de Trump disse que prosseguiria com as tarifas, junto com novos limites para os investimentos chineses nos Estados Unidos. A Casa Branca disse que finalizaria a lista de bens que estarão sujeitos a tarifas de 25% até 15 de junho. As tarifas entrarião em vigor depois desse momento. 

Na quinta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, afirmou que a China não honraria a sua promessa de aumentar a compra de produtos norte-americanos, caso as tarifas fossem impostas.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário