Mais de 30 mortos num duplo atentado na Nigéria


“Verificaram-se dois ataques suicidas e explosões (…) em Damboa na noite passada, 31 pessoas foram mortas e muitas outras feridas”, declarou um membro de uma milícia local, Babakura Kolo.

Os ataques ocorreram na noite de sábado na cidade de Damboa, no Estado de Borno, visando pessoas que vinham de celebrar o fim do Ramadão.

Após o duplo ataque suicida, os presumíveis ‘jihadistas’ atacaram a multidão que se reuniu no local dos ataques com granadas, provocando mais baixas.

Dois bombistas suicidas tinham activado cargas explosivas nos bairros de Shuwari e Abachari, em Damboa, matando seis pessoas, acrescentou Kolo, a partir da cidade de Maiduguri, localizada a cerca de 80 quilómetros do local onde ocorreram os ataques.

“Ninguém precisa de nos dizer que tem a assinatura do Boko Haram”, acrescentou.

Um funcionário do Governo local, sob anonimato, confirmou o número de mortos.

“O último balanço dá conta de 31 mortos, mas pode subir, porque há muitas pessoas feridas que podem não sobreviver”, disse o funcionário, salientando que muitas pessoas foram feridas por tiros dois minutos após o duplo ataque suicida.

Em 01 de Maio, pelo menos 86 pessoas foram mortas em dois ataques suicidas contra uma mesquita e um mercado na cidade de Mubi, no Estado vizinho de Adamawa.

Desde há nove anos, a insurgência islâmica já fez mais de 20.000 mortes na região, disseminando-se do nordeste da Nigéria ao Níger, Chade e Camarões, criando uma grave crise humanitária. C/Lusa


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário