Tailândia. Grupo retido em caverna recebe treino e mantimentos

Os 12 menores e o treinador de futebol presos numa caverna do norte da Tailândia estão a ser treinados para respirar com máscaras de mergulho, enquanto se preparam para uma possível tentativa de saída antes das monções. O responsável tailandês pelo resgate advertiu para a iminência de uma tempestade que pode "inundar completamente" a câmara. As autoridades tailandesas estão a tentar a todo o custo drenar a água da caverna no norte da Tailândia onde o grupo de jovens e o treinador de futebol ficaram presos antes das tempestades. Uma extração "quase impossível", segundo um coordenador do esforço de resgate internacional.


Os jovens encontram-se num lugar alto e a salvo das enchentes, informou Ruengrit Changkwanyuen, um coordenador do contingente tailandês da equipa internacional de mergulho em cavernas, que localizou o grupo na noite de segunda-feira.
"As equipas de resgate têm de trabalhar rapidamente porque, até sexta-feira, chegará uma tempestade e, se a chuva começar de novo, a caverna ficará totalmente inundada", disse Changkwanyuen ao britânico The Guardian. "Se isto acontecer, será quase impossível distribuir mantimentos ou conseguir contactá-los."

O grupo foi encontrado na segunda-feira depois de nove dias preso na caverna devido à subida do nível da água. Desde então, os jovens já receberem comida e tratamento médico. Porém, o resgate pode levar meses, uma vez que precisam de ser ensinados a nadar ou esperar que a água diminua.
Nenhum dos rapazes, entre os 11 e os 16 anos, sabe nadar. Usar aparelhos de respiração, para que possam ser retirados do sistema de cavernas por mergulhadores, parece ser a única opção no momento.

Um novo vídeo entretanto divulgado pela marinha tailandesa mostra os jovens envoltos em mantas térmicas, enquanto se apresentam e dizem "eu estou saudável" ou “obrigado”.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário