Uma em cinco crianças norte-coreanas sofre de desnutrição

Cerca de um quinto de todas as crianças norte-coreanas sofrem de desnutrição, alertou Mark Lowcock, subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, na primeira visita ao país desde 2011. O responsável menciona ainda problemas como o acesso a água potável e a falta de suplementos médicos.

Mark Lowcock referiu-se aos problemas do sistema de saúde da Coreia do Norte ao cabo do primeiro dia da visita ao país. A passagem por Pyongyang visa "aumentar a consciencialização sobre as terríveis condições que milhões de pessoas enfrentam diariamente", como declarou no início da semana à CNN.
"Uma das coisas que vimos é uma evidência muito clara das necessidades humanitárias neste local", afirmou o subsecretário geral num vídeo publicado no Twitter. 

“Mais de metade das crianças nas áreas rurais - incluindo os locais em que estivemos - não têm água limpa, mas sim fontes de água contaminadas”, acrescentou.

Lowcock reuniu-se com Kim Yong-chol, número dois do regime da Coreia do Norte, e com o ministro da saúde, Jang Jun-sang, noticiou a agência oficial do regime - KCNA. 

A ajuda humanitária está isenta das sanções da ONU impostas à Coreia do Norte, como punição pelo desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos, mas as autoridades alertaram que o envio de ajuda está atrasado por causa das restrições comerciais.

Lowcock visitou um hospital que não recebe apoio da ONU e onde se encontram 140 doentes com tuberculose, quando os remédios são suficientes para apenas 40 pessoas. 

A viagem é parcialmente focada em estimular doações. Por toda a Coreia do Norte, os hospitais precisam de suplementos e equipamentos médicos. Isto significa que a maioria das unidades não pode prestar cuidados “de uma forma que ultrapasse os limites humanitários básicos”. 

De acordo com o Plano de Necessidades e Prioridades publicado pela ONU há alguns meses, são necessários 111 milhões de dólares para atender às carências humanitárias nas áreas de saúde, água e saneamento e segurança alimentar na Coreia do Norte. 

As Nações Unidas tiveram de suspender alguns programas, como o apoio nutricional para creches, devido à falta de fundos.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário