Portugal fechou primeiro trimestre com terceira maior dívida da União


O rácio da dívida pública sobre o Produto Interno Bruto português era, no primeiro trimestre, de 126,4 por cento, o terceiro maior valor da União Europeia, atrás de Grécia e Itália. Os números foram esta sexta-feira libertados pelo Eurostat. No conjunto dos 28 países-membros, a dívida atingiu os 81,6 por cento e na Zona Euro os 86,8. O peso da dívida soberana portuguesa sobre a economia recuou, no período de janeiro a março, em 3,7 pontos percentuais relativamente ao mesmo trimestre de 2017. Já na comparação com os últimos três meses do ano passado cresceu em sete décimas, de 125,7 para os 126,4 por cento do PIB. A Grécia apresentou, no mesmo período, uma dívida pública de 180,4 por cento do Produto, seguindo-se Itália, com 133,4 por cento. Por contraste, os rácios mais reduzidos pertenciam, no primeiro trimestre de 2018, à Estónia, com 8,7 por cento do PIB, ao Luxemburgo, com 22,2 por cento, e à Bulgária, com 24,1.

Os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia mostram que, em comparação com o primeiro trimestre de 2017, apenas o Estado helénico sofreu um agravamento da dívida pública, em 2,7 pontos percentuais.

Por outra perspetiva, relativamente ao quarto trimestre do ano passado, as maiores subidas aconteceram na Bélgica, cuja dívida cresceu em 2,9 pontos percentuais, na Grécia, em 1,8 pontos, e na Itália, em 1,6. As maiores reduções deram-se na Letónia, com um decréscimo de 4,4 pontos percentuais, na Lituânia, em 3,5 pontos, e no Chipre, em 2,2 pontos.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário