Suspenso o pré- aviso de greve da Polícia Nacional: Governo aceita o ultimado dado pelos agentes para aumento salarial

O Governo acaba de aceitar o ultimato dado pelo SINAPOL, acatando a reivindicação principal dos homens de segurança armados de aumentar o salário base dos agentes da Policial Nacional, ainda que de forma faseada. Por isso, o pré-aviso da greve de seis dias anunciado pelo Sindicato da Policia Nacional foi já suspenso. Para o Ministério da Administração Interna dirigido por Paulo Rocha, prevaleceu o bom senso e a vontade de diálogo entre as partes desavindas, ao ser alcançado aquilo que considera ser « um acordo histórico que trará a tranquilidade necessária para os próximos anos e as condições justas para a corporação policial».

Em comunicado, o Governo diz «que trabalha acima de qualquer interesse corporativo ou partidário», nunca desistiu do diálogo e chegou a um acordo estrutural e sustentado com o Sindicato que permita, nos próximos anos, manter a serenidade, as condições justas, a paz social e o reforço da segurança em Cabo Verde.

A mesma entidade assevera que após dias de negociações entre o Ministério da Administração Interna, a Policia Nacional e o SINAPOL, o pré-aviso de greve, anunciado pelo sindicato, foi suspenso, graças á abertura e disponibilidade de diálogo entre as partes.

Refere que do conteúdo do memorando, consta o aumento salarial faseado: salário base no valor de 60 mil escudos em 2019, de 63 mil em 2020 e de 65.945 em 2021.

Com um custo total de investimento na Polícia Nacional que já atingiu cerca de 626 mil contos entre 2016 e 2018, a Administração Interna relembra ainda que, durante esses dois anos de governação, a segurança sempre foi uma prioridade deste Governo e que muitos foram os investimentos feitos em prol da melhoria das condições dos efetivos da Polícia Nacional, com destaque para o nivelamento salarial aprovado e implementado com efeitos retroactivos desde janeiro de 2017 e o aumento do salário base para 50.000$00 (custo: 209 mil contos). Isto sem contar com a resolução de mais de 500 promoções e progressões das 967 promoções congeladas e a promessas de ter, até ao final do ano, zero promoções em atraso na PN. Destaca ainda a redução da carga horária, a remodelação e reabilitação de vários edifícios policiais (Esquadras), para a melhoria das condições de trabalho dos efetivos, a construção de raiz da Esquadra do Paúl em Santo Antão, a melhoria das condições de trabalho com investimentos em meios de mobilidade (48 viaturas operacionais), a aquisição de equipamentos policiais para a proteção e segurança dos efetivos (coletes e outros) e fardamento.


Ainda no tocante à melhoria das condições de vida e de trabalho na PN, o governo salienta que foi celebrado um acordo com o IFH que irá permitir disponibilizar apartamentos aos efetivos, a custos baixos e suportados. Diante disto, o MAI anuncia que, a partir do próximo dia 25 deste mês, a Polícia Nacional irá receber o primeiro lote de apartamentos, destinado aos efetivos do Sal e da Boavista.



Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário