Zimbabué escolhe o primeiro Presidente da era pós-Mugabe

Oito meses após a demissão de Robert Mugabe, os eleitores são chamados às urnas esta segunda-feira para eleger um novo Chefe de Estado. Este será o primeiro escrutínio presidencial sem o nome do antigo Presidente nos boletins de voto, ao fim de quase quatro décadas. Num momento de viragem política em Harare, é esperada uma afluência histórica em que os jovens terão grande impacto, uma vez que mais de 40 por cento dos cinco milhões de eleitores registados têm menos de 35 anos.

É a primeira eleição presidencial no Zimbabué sem a influência direta de Robert Mugabe ao fim de várias décadas. O antigo líder, com 94 anos, foi Chefe de Estado entre 1987 e 2017, tendo ocupado anteriormente o cargo de primeiro-ministro da antiga Rodésia durante sete anos. 



Em novembro do ano passado, Mugabe foi obrigado a demitir-se na sequência de um golpe de Estado liderado pelo Exército e pelo antigo aliado, Emmerson Mnangagwa, perante as desconfianças de que o líder se preparava para entregar a Presidência do país à mulher, Grace Mugabe.  



As previsões e os especialistas apontam para uma disputa muito renhida entre dois candidatos. Um deles é o próprio Emmerson Mnangagwa, líder do ZANU-PF (União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica), que ocupa o cargo de Presidente interino desde novembro e liderou o golpe contra o ex-Presidente.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário