Mnangagwa declarado vencedor das eleições no Zimbabué

O presidente cessante do Zimbabué reclamou vitória nas eleições presidenciais no país africano. De acordo com a comissão eleitoral, Mnangagwa conquistou 50,8 por cento dos votos contra os 44,3 por cento do opositor, Nelson Chamisa. A oposição já veio a público rejeitar os resultados.

Com pouco mais de 50 por cento dos votos, Emmerson Mnangagwa evita ir a uma segunda volta. Nas redes sociais, o novo Presidente disse que a decisão do povo do Zimbabué o torna mais humilde e que é “um novo começo” para o país.

Numa conferência de imprensa em Harare, Priscilla Chigumba, presidente da comissão eleitoral, revelou que Mnangagwa ultrapassou a oposição em número de votos, num evento acompanhado por muita tensão, com vários militares nas ruas da capital do Zimbabué.

“Com 50,8% dos votos, "Emmerson Mnangagwa Dambudzo, do partido Zanu-PF, é por consequência declarado Presidente eleito da República do Zimbabué, a partir de 3 de agosto", declarou Chigumba.

Mnangagwa é um antigo braço direito do anterior presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e é militante do partido Zanu-PF. Tomou posse em novembro, após o derrube de Mugabe do poder, por imposição dos militares.
Oposição não aceita os resultados
Nelson Chamisa veio a público repudiar os resultados que deram a vitória a Mnangagwa. O opositor insiste que ganhou as eleições, acusando o partido Zanu-PF de querer manietar os resultados, algo, que disse Chamisa, “não vamos permitir”.

"O escândalo da Comissão Eleitoral do Zimbabué que publicou falsos resultados, não verificados, é reprovável", disse Chamisa na rede social Twitter.

No entanto, a comissão eleitoral do Zimbabué rejeitou as palavras de Chamisa e afirmou que não houve qualquer “fraude” com os números. Devido aos resultados destas eleições presidenciais, seis pessoas morreram após manifestações de oposição ao novo presidente, reclamando manipulação de resultados.
Primeiro Presidente pós-Mugabe
Estas foram as primeiras eleições presidenciais no Zimbabué desde que Robert Mugabe chegou ao poder, em 1980. Devido à pressão dos militares, Mugabe abandonou o cargo que ocupava, dando lugar a Mnangagwa, o primeiro presidente depois de perto de 40 anos de presidência do antecessor.

Os números das eleições presidenciais, na segunda-feira, resultaram em vários tumultos na capital do Zimbabué, em Harare, com os militares a tentarem manter a ordem.

Mnangagwa explicou estar em conversações com Nelson Chamisa para tentar manter a calma e pediu uma investigação para encontrar os responsáveis pela onda de violência que assolou o país depois de conhecidos os resultados das eleições.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário