Kim Jong-un promete a Moon Jae-in desnuclearizar a Península Coreana


"Uma terra de paz, sem armas nucleares nem ameaças nucleares". Eis o que os líderes das duas Coreias desejam para a península partilhada pelos seus países. O desejo mútuo ficou expresso publicamente durante a conferência de imprensa desta quarta-feira em Pyongyang, após a sua terceira cimeira em seis meses.

A Coreia do Norte prometeu abolir de forma permanente as principais bases de mísseis na presença de especialistas internacionais.

O Presidente norte-coreano, Kim Jong-un, expressou igualmente vontade de encerrar o seu principal complexo nuclear, na condição dos Estados Unidos da América cumprirem uma "ação recíproca", não especificada.

As promessas norte-coreanas podem dar um novo impulso às negociações nucleares entre Washington e Pyongyang, que marcam passo. O Presidente norte-americano, Donald Trump, já as considerou "muito excitantes", reagindo na sua plataforma habitual, o Twitter. "Kim Jong-un concordou em deixar inspeções nucleares, sujeitas a uma negociação final, e a desmantelar de forma permanente um local de ensaios e de lançamento na presença de especialistas internacionais. Entretanto não haverá testes nucleares ou de mísseis", escreveu Trump.


Kim considerou que o acordo, assinado frente às câmaras de televisão, não era muito longo mas "portador de esperança do povo e do seu intenso desejo de reunificação".

As duas Coreias decidiram igualmente reduzir as tensões militares, organizar regularmente reuniões de famílias divididas pela guerra coreana e trabalhar no desenvolvimento de ligações ferroviárias e rodoviárias, entre outros acordos bilaterais.

Irão também apresentar uma candidatura conjunta para organizar os Jogos Olímpicos de 2032.


Kim Jong-un disse ainda que irá visitar a capital da Coreia do Sul num futuro próximo. Será a primeira visita de sempre de um Presidente da Coreia do Norte a Seul. O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, esclareceu que a visita deverá ocorrer no final do ano excepto em caso de "circunstâncias particulares".


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário