Opositor russo Alexei Navalny detido após sair da prisão

Navalny era esperado por agentes da polícia quando foi libertado do centro de detenção ao amanhecer, tendo sido levado para uma esquadra no centro de Moscovo para ser apresentado a um juiz, disse a sua porta-voz, Kira Yarmysh, na rede social Twitter.

Acusado de violar outra lei sobre manifestações, Navalny incorre numa pena até 20 dias de prisão, acrescentou.

O opositor foi condenado a 30 dias de detenção a 28 de agosto por uma manifestação não autorizada em janeiro, durante a qual apelou ao boicote à eleição presidencial de 18 de março.

Navalny acusou as autoridades de o mandarem para a prisão para o impedirem de se manifestar a 09 de setembro contra um plano do Governo para mexer nas reformas.

Apesar da sua prisão naquele dia, milhares de russos responderam ao apelo um pouco por todo o país e a polícia realizou dezenas de prisões.

Navalny tornou-se a principal figura da oposição russa após grandes manifestações que tiveram lugar em 2011 e 2012, marcadas por uma retórica anticorrupção.


O russo, que foi impedido de participar da eleição presidencial de março, já havia sido preso por um mês, em junho, após organizar protestos contra o presidente Vladimir Putin, antes deste tomar posse em maio para um quarto mandato.


Navalny acabou, então, por ser libertado no mesmo dia em que teve início o Campeonato do Mundo de Futebol na Rússia.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário