Porto Novo: Pais ameaçam impedir deslocação dos seus educandos à Ribeira das Patas a partir de Outubro

Através de um abaixo-assinado enviado à Inforpress, os 24 pais e encarregados de educação informam que se encontram nesta situação 26 alunos do 5º e 6º ano, na faixa etária dos 10/11 anos, que todos os dias são obrigados a deslocar-se à Ribeira das Patas, a 16 quilómetros de distância, para frequentar as aulas.

“Os nossos educandos estão sendo obrigados a frequentar as aulas em Ribeira das Patas, localidade que fica a vários quilómetros de distância em relação às suas zonas de residência”, escrevem os pais, que consideram essa “situação lamentável e insuportável” para esses alunos.

Segundo os pais citados pela agência cabo-verdiana de notícias, os filhos saem de casas às 06:00 e só regressam às 15:00, o que vai, no seu entender, “implicar a quebra no aproveitamento e uma total desmotivação” para parte dos alunos.

“São crianças que, devido à sua idade, devem ter um acompanhamento mais de perto dos pais e encarregados de educação, o que nestas condições não é possível”, refere o documento enviado ao Ministério da Educação.

Os pais dizem acreditar que, em Ribeira da Cruz, há salas de aulas vagas e com condições para receber os alunos, pelo que “havendo boa vontade essa situação pode ser ultrapassada a bem de todos”, avançam.

Nas actuais condições e “temendo os riscos de insegurança e provável insucesso escolar” dos seus educandos, os pais pedem “a resolução urgente deste assunto o mais tardar até final de Setembro”, caso contrário, reiteram, a partir de Outubro “as nossas crianças não frequentam as aulas em Ribeira das Patas”, exigem.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário