Navio patrulha da Marinha portuguesa Viana do Castelo visita Cabo Verde

«Durante a permanência em Cabo Verde, o navio irá desenvolver ações com a Guarda Costeira, promovendo exercícios conjuntos enquadrados no âmbito dos acordos de cooperação bilateral, tendo em vista a troca de experiências e o incremento da interoperabilidade procurando, desta forma, contribuir igualmente para o reforço da segurança marítima e preservação dos recursos marinhos. Durante a sua escala no Porto da Praia, o navio estará aberto a visitas por parte do público, no dia 21 de Outubro, no período das 14:00 às 17:00», lê-se na nota remetida ao Asemanaonline pelo adido de Defesa da Embaixada de Portugal na Praia, que não especificou, no entanto, o horário da visita em S.Vicente.

Segundo a mesma fonte, a iniciativa MAR ABERTO pretende contribuir para robustecer a governança e a segurança marítima em parceria e cooperação com os países visitados. Tudo com o objectivo de desenvolver sinergias mútuas e incrementar a segurança marítima à escala regional e global, com impacto direto na livre circulação de pessoas e bens e para um melhor uso do mar dos respetivos Estados costeiros.

A fazer fé nas informações da mesma instituição, a iniciativa Mar Aberto teve início em 2008 e realiza-se desde então todos os anos, com atividades nas áreas marítimas da Costa Ocidental Africana e Golfo da Guiné, com particular incidência nas atividades cooperativas com as Marinhas e guardas-costeira dos países amigos da região.

«Nesta missão, que se prolongará até ao próximo dia 29 de outubro, o navio navegará cerca de 10.000 milhas náuticas, tendo já visitado Angola, São Tomé e Príncipe e Costa de Marfim, onde realizou um intenso programa de atividades de cooperação nos respetivos países», garante a Embaixada portuguesa na cidade da Praia.

O NRP VIANA DO CASTELO é comandado pela capitão-tenente Vânia Filipa Carvalho e tem embarcado 54 militares, incluindo o Comandante da Missão Mar Aberto e da Unidade de Tarefa, o capitão-de-mar-e-guerra Nuno António de Noronha Bragança. Isto sem contar com uma equipa de fuzileiros, um grupo de mergulhadores e uma equipa médica.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário