Austrália aumenta presença militar no mar do Sul da China

Em 2014, cinco navios da marinha australiana foram destacados para aquela zona, importante para o comércio marítimo mundial e cuja estabilidade é ameaçada por divergências terrioriais, de acordo com a agência de notícias australiana AAP.

No ano passado, o número de navios aumentou progressivamente até chegar aos oito, que durante 254 dias, estiveram destacados naquelas águas. Este ano, também oito navios da Armada australiana estiveram presentes durante 60 dias, entre janeiro e outubro, no mar do Sul da China.

O chefe das Forças Armadas australianas, Angus Campbell, disse que este aumento corresponde ao "compromisso assumido com parceiros de toda a região numa área por onde transita um terço do tráfego mundial de transporte marítimo e que é a rota natural entre a Austrália e os seus grandes parceiros comerciais".

A Austrália defende o livre trânsito internacional na zona, onde a China reclama a quase totalidade do espaço marítimo, rico em recusos energéticos e marítimos, também parcialmente reivindicada por Taiwan e quatro Estados da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN): Brunei, Filipinas, Malásia e Vietname.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário