Polémica sobre o Carnaval de Mindelo: Vindos do Oriente e Estrela-do-mar podem ficar fora do desfile oficial de 2019

O desfile oficial do bloco carnavalesco de S.Vicente está envolto em polémica. É que dois dos grandes grupos podem ficar fira da corrida ao título de campeão do próximo ano: Vindos do Oriente (VO), que é bi-campeão do certame, e o emblemático Estrela-do-Mar (EM), um dos mais antigos grupos do carnaval de S.Vicente.

A presidente do Vindos do Oriente informou hoje que o seu grupo não vai participar no desfile oficial. Tudo por discordar das «imposições» que vêm sendo feitas pela direcção da Liga Independente dos Grupos Oficiais de S.Vicente. Em declarações à RCV, Lili Freitas critica que, entre outros aspectos, a LIGOC-SV quer impor que os grupos desfilem como se faz em certos países estrangeiros, o que, segundo ela, «retira a originalidade do carnaval de S.Vicente». Diante de falta de entendimento com a Liga, Freitas fez questão de realçar que a direcção do grupo lamentou « a fazer a sua retirada do desfile deste ano». Por isso, pediu a compreensão de todos os adeptos do grupo e da população de S.Vicente e Cabo Verde, em geral.

A LIGOC-SV está, no entanto, por reagir a essas declarações, já que a decisão de o Vindos do Oriente de fazer a sua retirada do desfile oficial de 2019 foi anunciada nas últimas horas.

Mas as baixas no bloco carnavalesco não ficam por aí. Estrela-do-mar, um dos grupos mais antigos de Mindelo, pode também ficar fora da competição carnavalesca de Março de 2019. Tudo, segundo a Liga, por não preencher todos os requisitos fixados para o efeito.

Liga e regulamento do desfile

Sobre este particular, o presidente da direcção da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente, disse hoje,15, que o desfile do Carnaval 2019 “já está fechado” e que o grupo Estrelas-do-mar não entra no mesmo.

Em entrevista à Inforpress, no Mindelo, na sequência da conferência de imprensa do vice-presidente do grupo Estrelas-do-mar, Hipólito Tavares, no dia anterior, Marco Bento especificou que o regulamento já aprovado pelo conselho deliberativo da LIGOC-SV definiu que são quatro os grupos que vão a concurso na tarde de terça-feira, 05 de Março de 2019, ou seja, Vindos do Oriente, Monte Sossego, Flores do Mindelo e Cruzeiros do Norte.

“O grupo Estrelas-do-mar pede para entrar na competição exactamente no momento em que estamos a estabelecer as regras e estas remetem o grupo para o desfile de acesso, como poderia ser outro grupo, ou seja, subida e descida de divisão”, clarificou a mesma fonte.

Segundo a mesma fonte, Marco Bento confirmou que a LIGOC-SV recebeu há dois dias um pedido e a documentação do Grupo Carnavalesco Estrelas do Mar solicitando entrada na liga, num processo que decorre há vários meses, e que se encontra em análise para decisão “em breve”.

Contudo, prosseguiu, uma decisão anterior da LIGOC-SV sobre este assunto indicava que o grupo ao reentrar no Carnaval, ou qualquer outro, teria que passar por um desfile de acesso, uma das decisões que vem estabelecer o sentido que a liga deseja dar ao Carnaval a partir de 2019, com o objectivo de trazer “maior competitividade” ao desfile.

Aliás, reforçou, o estatuto consagra que o grupo que ficar ausente um ano do Carnaval passa a pertencer ao grupo de acesso.

“Quando não se trata de sócio-fundador, para aceder à liga terá de o fazer como sócio transitório qualidade que, por sua vez, obriga a entrada directamente no desfile de acesso, e não no desfile oficial, que funciona como um teste de entrada na LIGOC-SV”, esclareceu a mesma fonte citada pela Inforpress.

Sorteio de desfile e nova experiência

Sobre o facto de se proceder este sábado ao sorteio da ordem dos grupos no desfile, a quatro meses de distância, Marco Bento explicou que tal relaciona-se “única e exclusivamente” com evento de angariação fundos e “nunca tentativa de exclusão” do grupo Estrelas-do-mar.

Por isso, Marco Bento disse que não vislumbra “qualquer má-fé e intenção deliberada de excluir” o grupo Estrelas-do-mar, que tem, reiterou, três dias disponíveis para desfilar, sempre no período da tarde, sábado, domingo ou segunda-feira, que antecedem a competição de terça-feira, “mas como grupo de acesso”.

“Não há intenção de excluir o Estrelas-do-mar do desfile porque o objectivo da LIGOC-SV é fazer um Carnaval de excelência e organizado já em 2019”, acrescentou.

A mesma fonte indicou que o estatuto da LIGOC-SV foi publicado no Boletim Oficial II Série nº 61, de 26 de Outubro, e estabelece os grupos que vão desfilar, a hora de saída de cada um e o manual dos jurados, todos já aprovados.

“Faço um apelo à calma e à serenidade, pois trata-se de algo novo que estamos a experimentar, e o que desejamos é o desenvolvimento do Carnaval assente na organização rumo à sua industrialização”, concluiu o presidente da LIGOC-SV referido pela Inforpress.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário