Santa Catarina: PM destaca papel da requalificação urbana no desenvolvimento dos concelhos

Santa Catarina: PM destaca papel da requalificação urbana no desenvolvimento dos concelhos

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje, em Assomada (Santa Catarina), o “papel importantíssimo” da requalificação urbana no desenvolvimento dos concelhos e do próprio país.

“A requalificação urbana, a criação de valor e a transformação das cidades são elementos importantíssimos no desenvolvimento dos concelhos e do próprio país”, realçou Ulisses Correia e Silva, lembrando que o seu Governo definiu a requalificação como “prioridade”, numa “forte parceria” com todos os municípios.

O primeiro-ministro, que falava na inauguração das obras de requalificação urbana do centro da cidade de Assomada, que contemplam Avenida da Liberdade, Rua Pedonal e asfaltagem de alguns bairros da urbe, num investimento de 145 mil contos com recurso à banca, lembrou que o Governo apoiou a obra através do Fundo do Ambiente, ou seja, com 30 mil contos para drenagem e recuperação de toda a área verde.

Nesse sentido, relembrou que o Governo tomou a iniciativa de transferir para todas as câmaras municipais a aplicação de 50 por cento (%) do Fundo do Turismo para obras de requalificação e reabilitação urbana, 60 % do Fundo do Ambiente para obras de intervenções com implicações no saneamento e na melhoria da qualidade sanitária dos concelhos e 20 % do Fundo Rodoviário para manutenção das estradas.

A obra, ora inaugurada, sobretudo, a Rua Pedonal, baptizada com o nome do falecido Presidente da Republica António Mascarenhas Monteiro, natural de Santa Catarina, segundo o chefe do executivo, vai criar uma nova centralidade e um espaço para dinamização de espaços culturais, de actividades comerciais e que vai aumentar a auto-estima dos munícipes e dos emigrantes desse município do interior de Santiago.

Ulisses Correia e Silva acrescentou ainda que com esta obra a economia vai “crescer e prosperar” e atrair investimentos para Assomada e Santa Catarina.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, disse que a obra ora inaugurada “engrandece” o concelho e os santa-catarinenses, que, aliás, sintetizou, têm o direito de viver numa cidade “moderna, embelezada, organizada, competitiva, atractiva, progressista e aberta” ao mundo e ao desenvolvimento.

“Hoje, sim, a cidade de Assomada já tem condições criadas para ser palco de grandes eventos nacionais e internacionais e que consequentemente terá o seu impacto directo na economia do concelho. Uma nova largada de Santa Catarina rumo ao progresso e ao desenvolvimento só agora começou”, declarou o autarca santa-catarinense.

Na ocasião, José Alves Fernandes lembrou que todos os ganhos alcançados nos últimos dois anos em Santa Catarina, segundo ele em todos os sectores, foram conseguidos “graças” a parceria do Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva.

Em relação à homenagem feita ao falecido Presidente da República António Mascarenhas Monteiro, os responsáveis consideraram-na “mais do que justa”, tendo em conta que é uma homenagem da terra de Mascarenhas Monteiro.

No acto, que se enquadra no âmbito das festividades do Dia do Município e santa padroeira, que se assinala no próximo dia 25, estiverem presentes governantes, vereadores, deputados nacionais, presidentes de câmaras de outros municípios da ilha de Santiago, presidente da Assembleia Municipal, munícipes e familiares do homenageado, estes que consideraram o tributo de a “mais simbólica” de todas que o falecido já recebeu, por ser do concelho onde nasceu. A Semana/Inforpress


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário