Praia colhe Open Day regional: Mulheres e jovens debatem o processo da tomada de decisão na África Ocidental

Conforme o sistema das Nações Unidas, este Open Day regional decorrerá no Palácio da Presidência da República, na cidade da Praia, das 09h00 às 14h00. O evento tem a coordenado de UNOWAS, CEDEAO e ONU Mulheres, numa parceria com o PNUD, a UNFPA, a FAO e o OHCHR (Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos), entre outras entidades. A mesma conta com o alto patrocínio do Presidente da República de Cabo Verde.

«Este encontro da Praia constitui uma oportunidade para se analisar, discutir desafios e definir estratégias visando um maior envolvimento de mulheres e jovens em todos os processos de tomada de decisão na África Ocidental e nos países do Sahel», diz em nota a organização.

A fazer fé a mesma entidade, tal como nas edições anteriores, o Open day da Praia contará com a presença de mulheres e líderes juvenis da África Ocidental e do Sahel, incluindo os das zonas rurais e pessoas com deficiência, atores de organizações da sociedade civil, académicos, representantes de organizações regionais, membros da diáspora e representantes de entidades das Nações Unidas. «Estarão representados, além de Cabo Verde, os seguintes países: Benim, Burkina-Faso, Cote D’Ivoire, Gâmbia, Guiné Conacri, Guiné-Bissau, Mauritânia, Nigéria, Togo, para além de organizações regionais de mulheres e mulheres jovens, redes regionais de organizações da sociedade civil e agências das Nações Unidas», lê-se na nota remetida ao Asemanaonline.

Precisa fonte referida que está também confirmada a presença nos trabalhos de altas entidades das Nações Unidas, das quais se destacam a Directora Regional da ONU Mulheres ( Diana Ofwona), o Presidente da Comissão da CEDEAO ( Jean Claude Brou) e a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas (Ana Graça). Isto sem contar com participantes do escritório das Nações Unidas em Cabo Verde, entre outros convidados.

Para ONU Mulheres, a iniciativa de Open Days é uma plataforma para as mulheres líderes locais conversarem diretamente com os principais líderes da ONU a nível do país e partilharem as suas experiências, preocupações e prioridades como uma contribuição aos esforços nacionais e regionais para resolver conflitos e aumentar a segurança.

Lembra que, desde 2010, o ano do lançamento do Open Day, o Representante Especial do Secretário-geral da ONU para a África Ocidental e o Sahel e Chefe do UNOWAS, organizou, em colaboração com a CEDEAO, o G5 Sahel e o MRU, um Open Day Anual Regional. «O principal objetivo é engajar o diálogo com mulheres e jovens líderes na região sobre desafios e sinergias para a efetiva implementação da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas e subsequentes resoluções sobre Mulheres, Juventude, Paz e Segurança na África Ocidental e Sahel», faz questão de realçar a ONU Mulheres.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário