Orçamento do município de Santa Catarina para 2024 prevê encerramento da lixeira municipal a céu aberto

Com o encerramento da lixeira e consequente remoção dos resíduos, o município de Santa Catarina do Fogo passará a fazer o depósito dos resíduos sólidos urbanos do seu município no aterro intermunicipal, situado nas proximidades de Monte Genebra, no município de São Filipe, a pouco mais de 20 quilómetros de distância.

A primeira fase do aterro controlado intermunicipal, que servirá os três municípios da ilha do Fogo, começou a funcionar há cerca de um ano, mas até este momento apenas o município de São Filipe tem aproveitado desta infra-estrutura que está situada no seu território municipal.

Além do encerramento da lixeira municipal a céu aberto, a edilidade de Santa Catarina do Fogo prevê para 2024, no sector do ambiente e saneamento, a aquisição de materiais de saneamento, limpeza de ruas, encostas e ribeiras municipais, assim como a instalação da rede sanitária às famílias (casas de banho) já que o município conta com 12,3% da população que não tem acesso a ligações sanitárias nas suas residências.

A construção e requalificação de praças e pracetas com o objectivo de reduzir os efeitos da desertificação no meio ambiente e criar mais espaços verdes no município e a requalificação do cemitério de Casinha em Bombardeiro para preservação da história da sua existência e a edificação de um memorial de reconhecimento e preservação deste património do município e da ilha são outras acções previstas para 2024. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias