Cabo Verde contabiliza cerca de 11 mil imigrantes residentes distribuídos por 7.309 agregados familiares

Iniciativa da Alta Autoridade para a Emigração, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o primeiro Inquérito à População Estrangeira e Imigrante (IPEI), ainda na sua fase de socialização, concluiu que, à data do inquérito, estes agregados familiares representavam 4,9 por cento (%) do total dos aglomerados no território nacional.

Em média, as famílias estrangeiras são compostas por três pessoas, com a particularidades das comunidades da Guiné (Conacri) e São Tomé e Príncipe serem as de maiores números, ambas com uma dimensão média de, aproximadamente, quatro pessoas.

Os agregados familiares com apenas um estrangeiro são, na sua maioria, não conjugais, correspondente a 58,8%, dos quais se destacam os unipessoais (38,8%), seguidos de monoparentais nucleares (9,2%) dos sem ou com outro parentescos (8,0) e dos monoparentais compósitos (2,7%).

Esta é mais expressiva nas comunidades do Senegal, Nigéria e Guiné-Bissau, com 38,2%, 34,16% e 31,2%, respectivamente, sendo certa que as monoparentais se destacam nas comunidades de santomense (22,6%), portuguesas (24,4%) e Angolanas (21,6%).

Ainda, de acordo com o estudo, os restantes 41,2% são agregados tipo conjugais, sendo 26,0% do tipo conjugal nuclear, 9,3% tipo casal isolado e 6,0% conjugal compósito.

Os agregados representados pelos homens são maioritariamente do tipo unipessoal, retratando cerca de 43,6% e conjugal nuclear (27,6%), e os expostos pelas mulheres são, na sua maioria, do tipo unipessoal, com 24,7%, monoparentais nuclear, 24,0% e conjugal nuclear 21,2%

Os Imigrantes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) lideram a lista dos estrangeiros no País, seguidos dos da Europa, sendo que a maioria da população imigrante estrangeira residente é proveniente da África (65%), dos quais o grosso é originário da região (58.7%), com predominância da Guiné-Bissau, seguida do Senegal, da Nigéria e da Guiné (Conacri).

A população estrangeira é maioritariamente masculina, traduzida em 7.431 indivíduos (68,4%) contra 3.438 mulheres.

Entre os países da região da CEDEAO destacam-se os nacionais da Guiné-Bissau com 36,3%, do Senegal (10,9%), da Nigéria (4,7%), da Guiné (2.9%), mas de seguida surgem os europeus com 17,1% liderados com maior peso por Portugal (8,9%) e Itália (3,7%).

Categoria:Noticias