MpD diz que mensagem de Natal do PM traduz actual momento do país, UCID defende que esconde realidade

Em entrevista à Inforpress, o secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD – poder), Luís Carlos Silva, disse que as palavras de Ulisses Correia e Silva ao país transmitem “positividade, motivação e optimismo” focado em construir o processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

De acordo com aquele dirigente do partido no poder, o percurso do país demonstra a resiliência do povo cabo-verdiano que não se entregou aos momentos difíceis com secas severas e conflitos internacionais, apontando ser fundamental consolidar a recuperação económica e relançar o futuro.

“A mensagem faz uma abordagem positiva do futuro, abordando os temas centrais do quotidiano como a questão da seca, a questão da habitação social, pobreza, particularmente a pobreza extrema que queremos ver erradicada, mas também a juventude e o emprego”, frisou, realçando que faz uma revista das medidas e políticas efectuadas ao longo do ano.

Luís Carlos Silva disse que o partido está optimista com o cenário que aguarda 2024, destacando o aumento de 10 por cento (%) no orçamento de 2024, proporcionando maior intervenção do Governo em matérias centrais como habitação social, energias renováveis, acesso ao saneamento, água e electricidade.

“Um orçamento com maior capacidade de intervenção de acudir os mais pobres, 10% de maior capacidade de luta contra a extrema pobreza, mas também de intervir nos transportes, e requalificação urbana. O ano que vai ter o aumento do salário mínimo, a implementação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) com todo um impacto em termos de remunerações para as funções”, completou.

Para atingir o objectivo da erradicação da pobreza extrema, realçou a necessidade de trabalhar o acesso aos meios básicos, como a água através do processo de dessalinização.

“São sectores que o Governo tem investido e que em 2024 vão ter uma aceleração dos investimentos. Cabo Verde não tem outra solução senão investir nas energias renováveis, particularmente pela questão dos compromissos com o ambiente”, avançou.

Contrariamente, para o presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), João Santos Luís, o primeiro-ministro, na sua mensagem de Natal, fez uma “leitura surreal” do país, sendo que as famílias sofrem com o aumento galopante dos produtos alimentares.

Em retrospectiva, disse que ao longo do ano de 2023 houve uma taxa de inflação extremamente elevada e que os preços estiveram altos com impacto ainda maiores nas famílias mais vulneráveis.

Para o líder dos democratas-cristãos, depois do aumento dos preços devido à guerra na Ucrânia não foram tomadas medidas relevantes que pudessem amenizar o sofrimento dos cabo-verdianos para repor o poder de compra.

De facto, confirmou, no orçamento de 2024 vai ser reduzido o imposto sobre rendimento das empresas, mas lembrou que até este momento têm um custo operacional exorbitante.

“Não cremos que foi uma boa governação ao longo do ano de 2023, nós tivemos problemas graves em termos sociais que deviam ser reduzidos pelo Governo e tivermos problemas de conectividade praticamente insustentável em termos de transporte marítimos e aéreos, com muitas reclamações de pessoas”, realçou, sustentando que Governo nada fez em termos de regulação dos preços dos transportes.

Categoria:Noticias