No corredor da morte. Tensão aumenta entre China e Canadá

Um tribunal chinês condenou o cidadão canadiano, Robert Schellenberg, à pena de morte por ter traficado 222 quilos de metanfetaminas. Uma sentença agora conhecida após novo julgamento. Numa primeira decisão, o tribunal tinha condenado Schellenberg a 15 anos de prisão.
O advogado deste canadiano afirmou já que vai recorrer da sentença alegando que a pena não devia ter sido alterada uma vez que não foram apresentadas provas novas que pudessem levar a essa decisão.
Fora dos tribunais, esta sentença está a ser vista como uma forma de pressão, mais uma, da China, sobre o Canadá. A tensão entre os dois países aumentou consideravelmente desde que as autoridades canadianas prenderam a chinesa Meng Wanzhou, da Huawei.
O primeiro-ministro canadiano acusou a China de estar a utilizar de forma arbitrária o sistema judicial para pressionar o país. "É extremamente preocupante para nós, enquanto governo, como deveria ser para todos os nossos amigos e aliados, que a China tenha optado por começar a aplicar arbitrariamente a pena de morte", afirmou Justin Trudeau.
Declarações repudiadas esta manhã pelo ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, que pediu a Otava para respeitar a soberania da China e colocar um ponto final nesse tipo de declarações.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário