Pelo menos 400 mortos em dois dias de combates na RDC

A violência foi a pior registada nos últimos anos na região, habitualmente pacífica, e levou o Governo a cancelar ali a votação para as eleições presidenciais de 30 de dezembro.
Também no início do mês de dezembro confrontos entre o exército das Forças Armadas da RDC, e o grupo rebelde islamita Aliança das Forças Democráticas, ADF, fizeram pelo menos 18 mortos  na província de Kivu, no norte.
Insegurança agora agravada pelo vazio de poder, devido à polémica que envolve os resultados das eleições para a Presidência. Quinze dias depois,a incerteza face ao vencedor persiste e ameaça dividir a RDC.

A Comissão Eleitoral revelou resultados provisórios que dão a vitória ao candidato da oposição Félix Tshisekedi com 38,57 por cento dos votos, contra os 34,8 por cento obtidos por outro candidato da oposição, Martin Fayulu.
Este denunciou de imediato um "golpe eleitoral" do Presidente cessante, Joseph Kabila, com a "cumplicidade de Tshisekedi", e reivindicou a vitória com 61 por cento dos votos, depondo junto do Tribunal Constitucional um recurso que este organismo legislador tem de examinar até ao final da semana.
Ameaça à paz social
Os dois principais grupos religiosos da RDC, a Igreja Católica e a Igreja de Cristo no Congo, ECC, têm apelado à publicação dos resultados finais para preservar a paz social no país.


Esta segunda-feira, a ECC, a principal força de cariz protestante da RDC e segunda força religiosa do país, apelou às jurisdições competentes para "dizer do seu direito" sobre os contenciosos eleitorais.




Num comunicado à imprensa, a ECC "toma nota dos resultados provisórios publicados pela Comissão Eleitoral. No entanto, ela constata que a aceitação destes resultados não é unânime para todas as partes respeitantes".


Pede também "às jurisdições competentes, garantes da Justiça, que digam de seu direito quanto aos contenciosos eleitorais, com vista a garantir a paz social". A ECC critica ainda "o triunfalismo de uns e o descontentamento de outros", face à publicação dos resultados provisórios.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário