Ministra da Família: Abuso sexual de menores não é uma questão cultural


A governante falava aos jornalistas à margem do primeiro Diálogo Nacional para a discussão da problemática do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças, com base nos resultados do projecto implementado em 2017-2018, financiado pela ONG ECPAT Luxemburgo Associação Crianças Desfavorecidas (Acrides). O evento aconteceu na Assembleia Nacional, cidade da Praia.

“Temos que passar a mensagem de que isto [abuso sexual de menores] não é uma questão cultural”, frisou, segundo a Inforpress, Maritza Rosabal, argumentando que “isto é um crime” que deverá unir esforços de todos para o seu combate.

De acordo com a titular da pasta da Família e Inclusão Social, “há outras matérias que terão que ser discutidas”. Entretanto ressalta que é “importante” destacar que a área da promoção e da protecção dos direitos da criança é um pilar da área da Família e Inclusão Social, com um programa específico de trabalho.

Ainda nas suas declarações, Maritiza Rosabal reconheceu que é preciso “fazer melhor” e dar resposta ao atendimento das crianças que são vítimas de abuso e exploração sexual. Isto ao mesmo que se passa a mensagem que “os principais casos de abuso sexual acontecem dentro da família”.

“Temos que melhorar porque nem sempre este processo decorre da melhor forma e também os diferentes aspectos, como articularmos melhor com os tribunais, com a Justiça para que a resposta seja célere e para que não exista uma sensação de impunidade perante estes crimes de abuso de exploração sexual”, ajuntou.

Sobre o primeiro Diálogo Nacional para a discussão da problemática do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças, Maritza Rosabal disse que este é um encontro “muitíssimo importante” que irá servir para avaliar o que se tem feito até agora e como se organizar para melhorar nesta matéria, avança a Inforpress.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário