Câmara Municipal da Praia disponibiliza mais de 8 mil contos para Carnaval de 2024

Em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, na Praia, o vereador da Cultura, Jorge Garcia, anunciou que antecedendo os desfiles oficiais as actividades arrancam no dia 10 de Fevereiro com desfiles de três jardins Suely, Catly, e Amor é Vida e no dia 11 será o desfile de duas escolas de ensino básico Centro Educativo Coração de Jesus e escola Eugénio Lima B que saem às ruas pela primeira vez depois da pandemia.

No dia 13, antecedendo os desfiles dos grupos, as actividades iniciam na Avenida Cidade de Lisboa, a partir das 15:30, com os grupos de animação, mandingas Ariah do Norte, Bididó, Ktunbenben, Academy Social Cultural, Comité Olímpico Cabo-verdiano e Plataforma das comunidades Africana.

Posteriormente, arranca os aguardados desfiles dos cinco grupos oficiais, Vindos do Mar, Deusa do Amor Sem Fronteiras, Bloco Afro Abel Djassi, Vindos de África e Samba Jó que se sagrou campeão no ano passado.

A Câmara Municipal da Praia irá disponibilizar 300 mil escudos repartidos para os Jardins infantis, 400 mil escudos às escolas do Ensino Básico, 300 mil escudos divididos aos 6 grupos de animação, e quatro mil e quinhentos contos distribuídos aos grupos oficiais, sendo que quatro grupos beneficiam de 1000 contos e o grupo Deusa do Amor Sem Fronteiras beneficia de 500 contos por ter dado pausa aos desfiles.

Ainda, conforme Jorge Garcia, a câmara vai atribuir prémios aos três primeiros classificados, 450 mil escudos ao primeiro classificado, 280 mil escudos para o segundo, e 170 mil escudos para o terceiro classificado.

Assume ainda as premiações de melhor rei, melhor rainha, melhor rainha de bateria, porta-bandeira, mestre de sala, melhor música, melhor carro alegórico e melhor bateria, assume igualmente os prémios relativos à participação dos grupos, pelo que somando, ultrapassa 1200 contos.

Instado sobre os sucessivos atrasos na distribuição das verbas aos grupos oficiais, o vereador explicou que este ano tiveram constrangimentos em relação aos desfiles que acontecem este ano mais cedo, mas vincou que os trâmites já estão bem encaminhados para mais breve possível desbloquear os montantes que será em três tranches.

“Entendemos essa preocupação, mas essa verba ela é institucional, ela é disponibilizada sempre, os grupos podem trabalhar no sistema de crédito, essa verba de 1000 contos por parte da câmara é sagrada, e mesmo que os grupos não tenham essa verba ainda disponível podem começar a trabalhar e os grupos também têm a missão de trabalhar para criar algum fundo e não esperar só pela instituição”, sublinhou Jorge Garcia.

Em representação aos grupos oficiais da Praia, José Gomes, enfatizou que estão satisfeitos pelo montante disponibilizado, mas continuam “insatisfeitos” com esta demora no desbloqueio das verbas, sendo que falta menos de um mês para o carnaval e até ainda não foi liberado nenhuma tranche, todavia, prometeu um bom carnaval aos praienses.

“Sabemos dos constrangimentos que todas as instituições têm, mas seria bom que fizessem um esforço para criar condições que permitam que as verbas cheguem aos grupos muito mais cedo, pois isso irá criar mais qualidade no Carnaval (…)”, frisou o também presidente do grupo Vindos de África, citando a ausência da polícia nos ensaios, mesmo com as solicitações, como um problema enorme, colocando em risco a segurança das crianças e jovens.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias