Costa do Marfim vence Nigéria e conquista o terceiro título de campeã de África

A selecção de futebol da Costa do Marfim sagrou-se, hoje, Domingo, campeã da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN’2023) ao vencer a Nigéria por 2-1 na final disputada no estádio Alassene Outtara, em Abidjan. Com a vitória nesta final inédita, os “Elefantes” alcançaram o seu terceiro título continental.

Ao intervalo, a Nigéria, selecção que chegou a uma final do CAN pela oitava vez na sua história, já vencia por 1-0, graças ao golo apontado aos 38 minutos da primeira pelo capitão das Super Águias que respondeu a um canto do lado esquerdo com um cabeceamento forte para a baliza da Costa do Marfim.

No segundo tempo, a Costa do Marfim, que já vinha exercendo uma forte pressão sobre a área da Nigéria através de ataques continuados, consegue o golo do empate aos 61 minutos com um cabeceamento de Frankc Kessie.

O golo da reviravolta no marcador e da vitória da Costa do Marfim foi apontado por Sebastian Haller aos 81 minutos, castigando assim a tática do técnico português da Nigéria, José Peseiro que, depois do golo obtido no primeiro tempo, recuou para assegurar a vantagem.

Recorde-se que as “Águias” da Nigéria, campeãs por três vezes – 1980, 1994 e 2013 – procuravam nesta edição da CAN o seu quarto título continental.

África do Sul conquista terceiro lugar

A selecção da África do Sul, que eliminou a selecção cabo-verdiana, também conhecida por os Tubarões Azuis, nos quartos de final, conquistou, ontem Sábado, o terceiro lugar da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN’2023) ao vencer a RD Congo nas grandes penalidades por 6-5, após empate a 0-0.

Esta é a segunda vez que a seleção sul-africana conquista a medalha de bronze no CAN. (1999/00 e 2023/24).

Categoria:Noticias