País de luto com a morte de João Burgo: Governo apresenta pesar pelo falecimento deste pioneiro do desporto


Conforme fontes desta jornal, João Burgo faleceu aos 90 anos de idade. Ele foi o primeiro responsável pela Direção de Educação Física e Desporto, órgão que antecedeu a atual Direção Geral dos Desportos, de 1978 a 1986, e ligado na época, ao Ministério da Educação e Cultura, altura em que abraçou o desafio de diretor administrativo da Televisão Experimental de Cabo Verde (TVEC).

Não apenas pelo cargo desempenhado como também pela sua gestão, o falecido ficará para sempre na história de Cabo Verde como um dos pioneiros e o percursor da organização desportiva nacional. “Afinal, foi com ele que se iniciou esta caminhada, destacando-se entre outros, a criação das primeiras federações desportivas, com as comissões instaladoras e que viria a originar as primeiras federações multidisciplinares nos finais dos anos 80”.

O nota do governo refere, por outro lado, que o desporto oficial em Cabo Verde surge na era de João Burgo Correia Tavares que liderou, igualmente, a criação das primeiras ações, em termos de legislação desportiva, ainda que então escassa em comparação com outros países mais avançados neste processo.

Joãozinho, como era conhecido por todos, foi ainda, em tempos, um “exímio" futebolista e dirigente desportivo, com passagem por vários clubes, tanto na Guiné-Bissau onde viveu largos anos, como também em Cabo Verde, entre os quais o Clube Desportivo Travadores.

À família enlutada e a todos os amigos do falecido, o Governo de Cabo Verde envia as mais sentidas condolências e honra à memória de quem muito deu ao desporto nacional.

Celso Lobo


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário