Identificados 47 casos positivos de dengue no mês de Fevereiro - Mosteiros

Só no mês de Fevereiro, foram registados 47 casos positivos de dengue no município dos Mosteiros e mais três casos nos primeiros dias de Março.

Conforme avançou à Inforpress a delegada de Saúde substituta dos Mosteiros, Mayara Pires, desde Dezembro de 2023, altura em que se registou o primeiro caso de dengue, nos Mosteiros, foram contabilizados 229 casos suspeitos com um total acumulado de 85 casos positivos, sendo 11 em Dezembro, 24 em Janeiro, 47 em Fevereiro e três no corrente mês de Março.

A predominância dos casos regista-se assim nos Mosteiros Trás e Queimada Guincho, e, em menor proporção, em Sumbango, Coba Feijoal, Atalaia e Cidade de Igreja.

Neste momento, a equipa da delegacia de Saúde está no terreno para informação e sensibilização da comunidade, além da identificação e localização de focos de mosquitos e pulverização dos locais.

Hospitalizados, mas sem gravidade

Alguns casos positivos foram hospitalizados, mas apenas devido à chamada dengue clássica com repercussões no estado geral dos doentes. 

Três pessoas foram encaminhadas para São Filipe e foram feitas 30 observações intra-hospitalares desde o início de Janeiro.

Neste momento a delegacia precisa de uma viatura de tipo hiace e carro de som para sensibilizar as pessoas nas ruas e nas localidades.

Mais casos no Fogo

De notar que no total, os municípios de São Filipe e dos Mosteiros contabilizaram 762 casos suspeitos (533 em São Filipe e 229 nos Mosteiros) e 385 positivos confirmados por exames de PCR ou anti-higiénico (300 em São Filipe e 85 nos Mosteiros).

Contudo, os dados de São Filipe, que são actualizados hoje na reunião da Comissão Municipal de Saúde, são referentes ao dia 26 de Fevereiro passado.

Os dados referentes ao município de Santa Catarina do Fogo não foram incluídos nesta contabilidade devido a impossibilidade de contactar as estruturas de saúde deste município.

C/Inforpress

Categoria:Noticias