O Grupo RIU apresenta a sua nova estratégia de sustentabilidade e os objetivos para o triénio 2024-2026

Numa nota de imprensa enviada nesta Terça-Feira, 5 de Março, O grupo RIU apresentou a sua nova estratégia de sustentabilidade: Proudly Committed. De acordo com a referida nota esta surge após uma reflexão interna profunda sobre o futuro do sector hoteleiro e sobre o impacto que esta tem na comunidade, no ambiente e nos próprios trabalhadores. Graças a esta reflexão, o RIU decidiu lançar um processo de transformação para colocar a sustentabilidade no centro de todas as decisões da organização com o objetivo de que o impacto da atividade da empresa seja sempre o mais positivo possível, tanto na sociedade onde a desenvolve como nos seus ecossistemas.

 

Manuela Lima, médica cabo-verdiana que trabalha na clínica de Saúde Infantil, localizada no Centro Chã de Matias, em Espargos, na ilha do Sal, é a protagonista e imagem principal da campanha.  Este consultório é fruto de uma aliança que existe desde 2014, entre RIU e Africa Avanza e conta, desde o início, com o apoio do Ministério da Saúde. Desde a sua inauguração em abril de 2023, tem prestado cuidados médicos de forma gratuita às crianças da ilha, reforçando o serviço de saúde existente.

 

De acordo com o departamento de comunicação a estratégia do RIU passa por contribuir para vários projetos de investimento social, como o financiamento deste serviço de saúde, porque procura impactar positivamente a comunidade, com o foco na proteção e bem-estar das crianças.



 

Confira em detalhes o que foi dito pelo  Grupo Riu na nota enviada:

“Proudly Committed representa um antes e um depois para o RIU. Até hoje, a empresa tinha muito orgulho no seu compromisso de oferecer um excelente serviço aos seus clientes e obter bons resultados. Agora, o desafio é manter o que foi conseguido, mas com a elevação do compromisso com as pessoas e o meio ambiente. A estratégia, que foi pensada com a sensatez e a moderação que caracterizam as operações do RIU, marca um percurso para três anos, de 2024 a 2026, e estabelece objetivos ambiciosos, concretos e mensuráveis em cada um dos pilares, que são quatro:  Comunidade e Destinos Sustentáveis, Meio Ambiente, Pessoas e Transparência.

 

Proudly Committed é, além do nome da estratégia, o nome da campanha de comunicação que reflete o entusiasmo com o qual a empresa enfrenta este projeto. O título representa o compromisso do RIU em fazer as coisas a reais, em cumprir o que anuncia e em fazer com que tudo isso seja um orgulho para a empresa.

 

Um dos segredos para obter sucesso na sua execução é o envolvimento do mais alto órgão de governança do RIU Hotels & Resorts, que é o seu Conselho de Administração, na tomada de decisões, assim como a criação de uma Comissão de Sustentabilidade constituída por profissionais de áreas bastante diversas da casa. Esta será a responsável por trabalhar no estabelecimento dos projetos para cada pilar e de fazer o acompanhamento para garantir a consecução dos objetivos.

 

O primeiro pilar, Comunidade e Destinos Sustentáveis, tem o objetivo de continuar a contribuir para a prosperidade das comunidades onde o RIU opera e o objetivo para 2026 é que 100 % dos destinos tenham um projeto de referência. O guia para efetuar o investimento social continuará a ser o Método RIU, um sistema que aplica uma metodologia académica para a análise da situação dos destinos, às suas necessidades e problemáticas, para aplicar os recursos onde sejam mais necessários e onde o impacto seja o mais claro e positivo para a comunidade. Orientados pela sensibilidade da família Riu, o foco neste pilar continuará a ser a proteção e a saúde infantil.

 

O segundo pilar é o Meio Ambiente, que procura ter uma pegada mínima no ambiente. O objetivo é ir para um modelo de negócio cada vez mais circular e ter um projeto emblemático de biodiversidade por destino. Nesta secção, destaca-se o plano de descarbonização que tem o objetivo de levar o RIU até à neutralidade. Graças aos projetos que já estão em curso, em 2023 foi possível reduzir as emissões de CO2 em cerca de 27%. Além disso, o RIU aposta em projetos para a proteção de espécies nativas como os desenvolvidos com tartarugas e corais, e projetos de circularidade e redução de resíduos.

 

O terceiro pilar é as Pessoas e procura potencializar o talento e a formação, ao colocar as pessoas no centro da empresa. O RIU quer continuar a fomentar as oportunidades de carreira das suas equipas para que o seu trabalho funcione como alavanca para uma vida profissional e pessoal mais satisfatória.

 

E, por fim a Transparência é o pilar que servirá para verificar o cumprimento, sobretudo através da certificação dos hotéis, sendo que o objetivo é que 100 % da oferta RIU esteja certificada em sustentabilidade.”

 

A cadeia internacional RIU foi fundada em Mallorca em 1953 como um pequeno negócio de férias da família Riu, fundadora e atual proprietária da terceira geração. Atualmente a RIU é a 36ª maior cadeia hoteleira do mundo, a primeira em Espanha a nível de ingressos e a quarta em número de habitações.

Categoria:Noticias