Ministério da Cultura e Fundação CVMA assinam protocolo de cooperação para próximos três anos

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) e a recém-criada Fundação Cabo Verde Music Awards (CVMA) estabeleceram hoje, na cidade da Praia, um protocolo de cooperação com a duração de três anos.

Esse protocolo prevê a concessão de incentivo financeiro às actividades da CVMA.

Nesse âmbito, o MCIC concedeu hoje à CVMA um apoio financeiro de 1.300 contos cabo-verdianos.

Na ocasião, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas avançou que a formalização do evento através da fundação, que durante o ano gere todos os trâmites não só do prémio, mas também garante a oficialização da premiação da música cabo-verdiana, visa proporcionar solidez e assegurar a previsibilidade para a planificação do próprio evento.

“Eu creio que a fundação, mais do que uma associação como tem sido hábito em Cabo Verde, garante credibilidade extra ao evento e aos seus parceiros. Creio que é mais um ano em que a música cabo-verdiana sairá a ganhar por vários motivos”, disse o ministro apontando a necessidade de ainda haver eventos de consagração e reconhecimento dos artistas cabo-verdianos.

Conforme reconheceu Abraão Vicente, os CVMA continuam a ser um evento no qual os artistas se sentem prestigiados, não apenas pelo momento da premiação em si, mas por todo o processo que decorre desde a indicação dos nomeados até o processo de votação e o envolvimento do público.

"Como Governo, reconhecemos a capacidade e o prestígio dos CVMA", afirmou, reforçando que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas associou-se oficialmente a esta premiação com o intuito de garantir que todos os critérios sejam atendidos por meio de uma equipa técnica.

Por seu lado, a directora de Comunicação dos CVMA, Soraia Deus, enfatizou a importância da assinatura do protocolo, ressaltando que, juntamente com a criação da fundação, este momento representa uma consolidação do evento em si, que já está em sua 13ª edição.

"A fundação é o consolidar de todo este projecto, dos treze anos de existência do prémio oficial da música de Cabo Verde, e estamos fazendo isso agora com a perspectiva da formalização. Queremos que a fundação seja mais do que apenas a premiação anual, mas também uma plataforma de promoção da música de Cabo Verde ao longo de todo o ano, além de garantir alguma sustentabilidade ao projecto CVMA", ressaltou Soraia Deus.

Para a fundação, a assinatura do protocolo proporcionará uma previsibilidade na produção. "Sabemos que uma das maiores barreiras para a realização de um evento dessa magnitude em Cabo Verde é a sua sustentabilidade financeira", disse.

“Portanto, ter este protocolo com esse conforto, durabilidade e voto de confiança por três anos nos permite repensar o evento de outra forma e trabalhar na promoção da música de Cabo Verde ao longo dos doze meses do projecto de uma maneira diferente, incluindo sua internacionalização", sustentou.

Categoria:Noticias