Fogo: Ilha acolhe neste final de semana a primeira etapa da edição 2024 do Cabo Verde Trail Series

Através de uma nota de imprensa, a organização do Cabo Verde Trail Series, destaca que a 1ª etapa acontece na ilha do Fogo, naquela que tem sido uma das mais entusiasmantes jornadas deste projecto ao longo dos anos, com realização de actividades nos três municípios da ilha: São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros.

A etapa da ilha do Fogo inicia-se no dia 13, sábado, com o “emblemático quilómetro vertical”, uma prova que começou no ano passado e se tornou numa das maiores marcas da competição, levando os mais experientes atletas a desafiar a gravidade e subir ao vulcão do Fogo, o ponto mais alto de Cabo Verde, com aproximadamente três mil metros de altitude (2.829 metros).

Ainda para sábado e em São Filipe prevê-se a realização de actividades de sensibilização e educação ambiental associadas ao CVTS e o Kids Trail.

No domingo, 14 de Abril estão programadas as provas principais da etapa da ilha do Fogo, nomeadamente o Trail Jovem, a Caminhada que tem finalidade ecológica através dos “ploggers” (caminhantes que ao longo do caminho vão recolhendo plástico), o Trail Sprint (antigo Trail Curto) e o Trail (antigo Trail Longo), provas que decorrem em vários cenários, altimetrias e níveis de dificuldade.

O CVTS informa a todos os atletas nacionais inscritos nas provas de Trail Curto e Trail Longo que residem noutras ilhas de que serão assegurados bilhetes passagem na CV Interilhas, num patrocínio do Grupo ETE, e estadia e alimentação na ilha através do apoio das câmaras de São Filipe e Santa Catarina do Fogo.

O CVTS é um evento que derivou do Cabo Verde Triangle Trail criado em 2019 e que tem como objectivo posicionar Cabo Verde como um destino de referência de trail no Mundo e já trouxe a Cabo Verde alguns dos melhores atletas internacionais de trail, além de proporcionar a participação e estreito envolvimento de atletas nacionais e das populações locais, com a finalidade de permitir a criação de uma cadeia de valor ligada à modalidade que beneficie as comunidades.

Trata-se, segundo a nota de imprensa, de um evento que promove o destino Cabo Verde como um destino de desporto e aventura, estando, por isso, alinhado com a estratégia de promoção e diversificação do turismo nacional.

Categoria:Noticias