Mais de 20 mortos em tornado devastador no Alabama

Mais de 20 vítimas mortais, incluindo crianças, e um número indeterminado de feridos. Foi o resultado do tornado que varreu este domingo o Estado norte-americano do Alabama, sobretudo a zona de Lee County.  

“O desafio agora é o grande volume de destroços no local onde estavam várias casas. Não me lembro de ver tantos destroços”, disse o xerife de Lee County, Jay Jones, em entrevista à CNN.  
As imagens das televisões locais mostram várias casas reduzidas a escombros e dezenas de árvores caídas.  
O responsável confirmou no domingo à noite o balanço oficial de 23 mortos, mas reconheceu que o número possa ser novamente atualizado, tendo em conta o número de feridos graves mas também de desaparecidos.  
Bill Harris, médico legista no Alabama, disse aos media locais no domingo ao início da noite que as pessoas “continuam a ser retiradas dos escombros”.  
“Vamos ficar aqui a noite toda”, disse o responsável.  
Ainda não há um balanço oficial do número de feridos, mas o Centro Médico do Alabama na cidade de Opelika confirmava que tinha assistido mais de 40 pessoas em resultado do tornado.  


“No mínimo uma dúzia de tornados”




Houve danos causados em várias zonas do Alabama e o tornado chegou mesmo a afetar o Estado vizinho da Geórgia, onde pelo menos 21 mil pessoas ficaram sem eletricidade.  




As autoridades referem-se a apenas um tornado que terá causado grande parte das mortes e destruição, mas os serviços meteorológicos registaram “no mínimo uma dúzia” de tornados entre os Estados do Alabama e Geórgia só no domingo.  




Segundo os serviços meteorológicos dos Estados Unidos, o tornado mais destrutivo que afetou o Alabama era do tipo “EF-3”. Segundo a escala usada na América do Norte, este tipo de tornados é acompanhado por ventos entre os 218 e os 266 quilómetros.  




No Twitter, o Presidente norte-americano reagiu à intempérie, pedindo à população das áreas afetadas para ser “cuidadosa”.  




“Os tornados e tempestades foram verdadeiramente violentos e podem estar para vir ainda mais. Para todas as famílias e amigos das vítimas, e aos feridos, que Deus vos abençoe!”, escreveu Donald Trump.  


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário