Angola pede apoio a Portugal para organizar autárquicas

O Presidente angolano lembrou o processo em curso em Angola para a realização, em 2020, das primeiras eleições autárquicas no país, "experiência nova a ser implantada na cultura política", solicitando o apoio de Portugal nesse sentido, "por possuir uma longa tradição e experiência nesse domínio".

João Lourenço afirmou ser do interesse e da responsabilidade de Angola e de Portugal "resgatar o que de melhor foi vivido" entre os dois povos ao longo de séculos e construir um futuro de "amizade, fraternidade e cooperação".
A ideia foi sustentada na intervenção de João Lourenço durante o jantar com que obsequiou o homólogo português, no Palácio Presidencial, em Luanda, último ato oficial do primeiro dia da visita de Estado de quatro dias a Angola de Marcelo Rebelo de Sousa.

João Lourenço falou também do respeito dos dois países "pelos mesmos valores democráticos e de respeito pelos Direitos Humanos", em que Angola e Portugal "lutam por um mundo de paz e harmonia entre todas as nações", lembrando que as autoridades de Luanda defendem a resolução de conflitos por via do diálogo e da reconciliação ao nível regional, continental ou mundial.

Para o Presidente angolano, tudo isto está já plasmado no estado atual das relações políticas e diplomáticas e de cooperação económica, científica, técnica e cultural, pelo que disse estar certo de que "poderão evoluir para patamares ainda mais altos", lembrando ainda as questões económicas.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário